13/nov

João Marcelo divulga enquete como se fosse pesquisa em Nova Lima

Em matéria veiculada no site Hoje Em Dia Intitulada “João Marcelo Mantém a liderança” mostra dados da enquete virtual “Robo Júlia”.

“O candidato a prefeito de Nova Lima pelo Cidadania, João Marcelo, mantém liderança folgada sobre os demais concorrentes nesta reta final da corrida eleitoral. É o que aponta a mais nova pesquisa sobre o assunto, divulgada nesta quarta-feira (11). Contratada pelo Jornal Hoje em Dia, a ENQUETE foi realizada pelo instituto 121 Labs.” – diz a matéria.

Curiosamente esta mesma empresa gera desconfiança acerca das pesquisas, quando feita a verificação, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de que o Instituto 121 Labs só foi contratado para fazer pesquisas na cidade Nova Lima. Em todas as pesquisa feitas pela 121 Labs, o candidato João Marcelo (Cidadania), aparecia à frente.

Uma análise da “atuação comercial” da 121 Labs, entretanto, aponta que a “carro chefe da empresa” passa longe de pesquisas de eleitorais de opinião pública. A começar pelo CNPJ. No seu registro na Receita Federal, a principal atividade econômica da empresa é “Consultoria em tecnologia da informação”. Nas atividades secundárias da empresa, um total de 11 outros campos de atuação. Entre eles, “Promoção de Vendas”, “treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial”, “Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis” e também “pesquisas de mercado e opinião pública”.

João Marcelo que já teve nesta eleições uma pesquisa suspensa pela  juíza eleitoral da 194ª Zona Eleitoral de Nova Lima, Ana Cristina Ribeiro Guimarães, que determinou a suspensão da pesquisa de opinião divulgada no dia 25 de setembro pelo Jornal Belvedere, apontando o candidato João Marcelo, do Cidadania, como líder na corrida pela prefeitura.

João Marcelo segue com o marketing eleitoral em suas redes sociais onde descreve como pesquisas estas enquetes:

“Pesquisa divulgada pelo jornal Hoje em Dia, nesta quinta-feira, mostra que estamos na frente na intenção de voto para prefeito do nova-limense! Isso só confirma que estamos no caminho certo, com uma campanha propositiva e limpa. Vamos firmes, faltam só 3 dias pra votar 23!”

“Na noite de ontem, quinta-feira (12/11), o jornal Band Minas divulgou pesquisa que também mostra que estamos na frente na intenção de voto para prefeito em Nova Lima!” – Publicou o candidato em seu Instagram.

 

 

A metodologia utilizada pela empresa Instituto 121 Labs, não é aceita pelos estudos estatísticos , já que não há garantia de respeito aos parâmetros amostrais, isto é, as pessoas entrevistadas não representam dados necessários para sua validação (renda, gênero, etnia, grau de estudo, etc) da população, podendo ser tendenciada a um público específico.

+ Noticias de Nova Lima

A data das eleições 2020 foi adiada para o mês de novembro devido à pandemia do COVID-19. O primeiro turno será dia 15 e, o segundo, no dia 29.

Por Thiago Carvalho

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas