De volta das férias, João Marcelo prorroga o contrato de publicidade com a agência Oro, no valor de R$ 12 milhões
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, publicou nas redes sociais que retornou de suas férias hoje ( ...
O projeto do monumento que será construído na Cidade Administrativa para lembrar as 272 vidas perdidas após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019 foi escolhido. O resultado do concurso cultural foi apresentado pelo governador Romeu Zema.
O projeto vencedor, chamado Bruma Leve, foi idealizado pelo arquiteto Daniel Rodrigues, do escritório DARP Arquitetura e Urbanismo, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O monumento será composto por 272 peças lineares de tamanhos variados, posicionadas uma ao lado da outra. Elas terão a forma de perfis humanos em diferentes posições, cada uma representando uma das vidas perdidas na tragédia.
Segundo o projeto, Bruma Leve também representa as montanhas da região e expressa a fluidez e leveza da bruma quando passa pela cidade. As peças serão na cor vermelha, que remete à dor, mas também ao amor, coragem e força. O governador Romeu Zema afirmou que o monumento “vai ficar visível aqui para sempre, para que todos que venham aqui, ou que passem pelo Governo de Minas, vejam e lembrem do que aconteceu.
O monumento será instalado em frente ao Palácio Tiradentes, e as peças serão posicionadas de forma a formar a silhueta de uma face humana. As peças também receberão placas com os nomes das vítimas. A inspiração para o projeto vem do significado do nome do município, Brumadinho, e dos versos da canção Anunciação, de Alceu Valença. O projeto foi elogiado pela presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho (Avabrum), Alexandra Andrade Gonçalves Costa, que perdeu o irmão e o primo no desastre. Ela afirmou que o monumento atendeu às expectativas dos familiares e será uma oportunidade para relembrar o que aconteceu em Brumadinho.
Por Gisele Maia
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário