21/set

Escola Municipal César Rodrigues, em Nova Lima, Sedia 1º Torneio de Xadrez

A Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas) avança com seu projeto de levar a prática do xadrez para as escolas públicas do estado. Na próxima quarta-feira (25), a Escola Municipal César Rodrigues, no bairro Miguelão, em Nova Lima, sediará o 1º Torneio de Xadrez da instituição

Realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Nova Lima, o torneio faz parte do projeto da Escola Integrada, que visa estimular o raciocínio lógico e a concentração dos alunos por meio do ensino do xadrez. Participarão da competição alunos, ex-alunos e pais convidados, além de contar com a presença do campeão de xadrez de Nova Lima, Pedro Faria.

O torneio será realizado em rodadas, com sorteio on-line para definir as partidas. Serão quatro rodadas ao todo, e a final ocorrerá entre os dois participantes que mantiverem um desempenho invicto. Os demais competidores terão os pontos acumulados para o ranqueamento final.

O torneio acontece apenas três meses após a introdução do xadrez como parte do currículo da Escola Integrada. Em outra instituição de Nova Lima, a Escola Municipal Benvinda Pinto Rocha, o projeto já acontece há mais tempo, e a escola já realizou quatro torneios ao longo do ano.

A iniciativa em Nova Lima faz parte de um movimento mais amplo para levar o xadrez às escolas de Minas Gerais. A Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça, em Carmo do Cajuru, é um exemplo de sucesso, com seu projeto Xeque-Mate em andamento há 17 anos. De acordo com a escola, o xadrez tem sido um fator de enriquecimento acadêmico, impulsionando o desempenho dos alunos em competições e avaliações externas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O projeto também se inspira em modelos internacionais. Nesta quinta-feira (19), foi divulgado que a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, de São Paulo, está entre as finalistas do World’s Best School Prizes 2024, em parte devido à inclusão do xadrez como atividade extracurricular. O sucesso dessas iniciativas mostra que o xadrez, além de promover o desenvolvimento cognitivo, fortalece o vínculo entre a escola e a comunidade.

Por Jorge Marques com informações do Diário do Comercial

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas