13/jan

Duplicação mal feita da MG-030 em Nova Lima apresenta diversos problemas em menos de sete meses

A duplicação de um trecho de apenas 4 km da MG-030, em Nova Lima, que custou R$ 128 milhões aos cofres públicos, voltou a apresentar problemas graves em menos de sete meses após a entrega. Nesta sexta-feira (9), buracos reapareceram na via, apesar dos reparos realizados recentemente

Os danos estão localizados na faixa direita, entre a entrada para o bairro Cabeceiras e o Trevo das Quintas, no sentido Nova Lima. A prefeitura se posiciona através de notas sem resolver os problemas. Engenheiro aponta possíveis falhas na execução da obra, reinaugurada em julho deste ano.

Este não é o primeiro incidente envolvendo a duplicação mal feita pela gestão do prefeito João Marcelo Dieguez. Em dezembro de 2024, um talude na altura do bairro Cabeceiras cedeu, interditando parcialmente a pista e expondo fragilidades na contenção de encostas. Apesar de ter recebido telas metálicas para reforço, o local não contou com estruturas mais robustas de proteção, o que teria contribuído para o deslizamento.

Em nota, a administração municipal afirmou que já acionou a empresa Bom Retiro para realizar os reparos necessários, mas não deu prazo para a conclusão. Enquanto isso, o trecho segue oferecendo risco para motoristas, especialmente em dias de chuva, quando a visibilidade reduzida e os buracos no asfalto dificultam o tráfego.

Segundo um engenheiro ouvido pela reportagem, os problemas recorrentes indicam falhas na fiscalização durante a execução da obra. “Uma via projetada para um alto volume de tráfego e com investimento tão grande deveria resistir bem às chuvas. A questão é se os materiais e métodos empregados estavam de acordo com o contrato”, aponta o engenheiro civil que preferiu não se identificar por causa de retaliações políticas.

A duplicação da MG-030, via estratégica para o trânsito entre Nova Lima, Raposos, Rio Acima e Belo Horizonte, tem sido alvo de críticas desde o início. “O Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem que solicitar informações sobre os custos da obra, que ultrapassaram os valores inicialmente previstos” conclui o engenheiro.

Enquanto isso, motoristas seguem expostos a risco ao trafegar pela MG-030.

Por Thiago Carvalho

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Comentários

  1. Rosilene Rocha disse:

    Será que desaprendemos a construir estradas?? Ou será que contratamos profissionais pomposos e pouco competentes, amigos de amigos nossos, pagando caro???
    Temos profissionais competentes na administração pública para fiscalizar a execução dessas obras e gerir a execução desses contratos??
    Parecer mais competente e experiente do que se é. Eis a questão… obras virtuais…

  2. Wallace Duarte disse:

    Mesma situação da obra que fizeram entre betim e sarzedo próximo ao bandeirinhas. Asfalto não tem 5cm de espessura e já apresenta diversos buracos e desgastes.

  3. Wallace Duarte disse:

    Mesma situação da obra que fizeram entre betim e sarzedo próximo ao bandeirinhas. Asfalto não tem 5cm de espessura e já apresenta diversos buracos e desgastes.

  4. Gilnei Souza dos anjos disse:

    Achei desnecessário a quantidade de quebra molas nesse trecho da duplicação, antes não tinha sendo pista simples agora colocaram quebra molas até nas subidas , não tô falando que não tem que ter mas do jeito que colocaram ficou péssimo, já não basta o preço dos combustíveis e ainda temos que reduzir o veículo numa subida fazendo o carro gastar mais.

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