10/fev

Onde está a educação inclusiva em Nova Lima? – Volta às aulas e mais uma decepção

Por Noah Campell – Na coluna de hoje, gostaria de reiterar a importância dos professores que fazem da educação um modelo de adaptações, permitindo que pessoas com autismo superem barreiras no campo educacional

Ao chegarem nas salas, os alunos atípicos de Nova Lima não encontraram seus professores que os acompanhavam há dois anos, gerando frustração e decepção. Algumas mães me expressaram inúmeros sentimentos sobre a situação dos filhos atípicos nas escolas. Segundo Márcia Bonome, as próprias mães estão tendo que ajudar a secretaria nesse remanejamento. Dados que já estavam em mãos da gestão, mas não organizaram isso para evitar mais essa situação constrangedora.

Entrevistando mães que lidam diretamente com essa realidade, conversei com Bonome, ativista da causa do autismo, sem vínculos políticos. Segundo ela, é urgente uma revisão das políticas educacionais, com um pedido de desculpas às pessoas com autismo e suas famílias pela negligência na inclusão escolar.

Busquei a opinião de quem entende do assunto. A professora Bianca Gomes, pedagoga e orientadora parental, afirmou:
“Os professores de apoio têm formação adequada para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência. Isso permite estratégias de ensino personalizadas e eficazes, além de suporte emocional e motivacional. Eles ajudam os alunos a superar desafios, desenvolver uma atitude positiva em relação à aprendizagem e promover um ambiente estável e seguro.”

Lembro-me, durante minha graduação em Letras, do ensinamento: “Não existe educação sem adaptações.” Ou seja, para educar, é fundamental aplicar os conteúdos de forma assertiva até que o aluno alcance o sucesso.

Vale destacar que nós, pessoas autistas, enfrentamos grandes dificuldades na escola, especialmente na comunicação expressiva. Por isso, o professor é nosso maior aliado.

A educação é um direito de todos, e as pessoas atípicas têm grande potencial em diversas áreas. No entanto, para que esse potencial seja desenvolvido de forma assertiva, é fundamental que os professores trabalhem em conjunto com os profissionais de apoio.

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