05/maio

Governo João Marcelo avalia demissão de funcionária ligada a terreiro; Duda Otero é o nome preferido para assumir

Por Thiago Carvalho — Bom dia, meus leitores! Após minhas colunas denunciarem o aparelhamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, algumas ações começaram a ser tomadas, mesmo durante o final de semana prolongado

A funcionária Janaina Lírio Reis, que ocupa o cargo de subsecretária comissionada, com salário de R\$ 13.500,00, segundo o Portal da Transparência da Prefeitura, foi nomeada após a exoneração de Juliana Rocha, funcionária concursada. Essa ação, tomada pelo prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, no início de seu segundo mandato, juntamente com o secretário Mateus Abalem, foi criticada por retirar uma servidora de carreira capacitada para colocar alguém que estaria ali com interesses políticos.

Janaina é ligada ao terreiro Pai Benedito, o mesmo que recebeu, sem licitação, um repasse de R$ 50 mil da Prefeitura de Nova Lima em dezembro de 2024. Pouco depois, Janaina foi anunciada no cargo comissionado com salário elevado.

Nesses cinco meses, em avaliação pelos governistas, o setor perdeu seu foco original e passou a ser visto como um ambiente de proselitismo. Além disso, foi assinado um decreto pelo prefeito João Marcelo, por meio da pasta, que autoriza a utilização dos cemitérios da cidade para a realização de cerimônias e rituais religiosos de matriz africana, como candomblé, umbanda, xangô, quimbanda, entre outros. Essas ações, são vistas como desvio do objetivo da pasta.

Todos esses fatos, somados à falta de capacidade técnica demonstrada por Janaina, refletem na decisão do prefeito João Marcelo, de exonerá-la, com o objetivo de devolver à secretaria o caráter de desenvolvimento social, sem vinculações religiosas.

Em conversa com interlocutores, o nome preferido do governo para assumir o cargo seria o da advogada psolista Duda Otero. No entanto, segundo minhas apurações, Duda possui compromissos profissionais fora de Nova Lima neste momento, o que pode inviabilizar sua nomeação.

A decisão sobre quem ocupará o cargo após a possível demissão de Janaina deve começar a ser tomada ainda esta semana.

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas