Caminhão perde o freio e derruba árvore no Centro de Nova Lima
Na manhã desta quinta-feira (31), um caminhão baú perdeu o controle e colidiu com a rotatória que liga a R ...
Por Iago Leonay – A construção do novo terminal metropolitano de Nova Lima, previsto para o bairro Fazenda do Benito, vem sendo apresentada como um avanço na mobilidade urbana
O terminal pode trazer baldeações obrigatórias, aumento do tempo de deslocamento e um trânsito ainda mais congestionado. Esses fatores, combinados, afetam a atratividade e o valor dos imóveis na cidade — especialmente os localizados nas regiões mais dependentes da MG-030.
Baldeações obrigatórias e tempo perdido: o que isso muda nos imóveis?
Hoje, muitos imóveis são valorizados justamente por sua proximidade com linhas diretas para Belo Horizonte, o que facilita o dia a dia de quem trabalha, estuda ou depende da capital. Mas com o novo modelo, a tendência é que passageiros tenham que trocar de ônibus no terminal, aumentando o tempo de trajeto e gerando mais custos com tarifas adicionais.
Essa mudança pode fazer com que imóveis percam seu apelo para famílias que dependem do transporte público. A insegurança, a espera e o desconforto das conexões em terminais superlotados podem pesar negativamente na escolha de moradira.
A MG-030, principal ligação entre Nova Lima e BH, já enfrenta sérios problemas de engarrafamento nos horários de pico. A chegada de um terminal movimentado, com dezenas de novas linhas e ônibus circulando constantemente, pode piorar um cenário que já está no limite.
A rotina de deslocamento pode se tornar mais estressante e imprevisível: o transporte público e o acesso ágil a Belo Horizonte são dois dos principais fatores de valorização em Nova Lima. Se o novo terminal comprometer esse fluxo, muitos imóveis podem perder liquidez e valor de mercado.
O novo terminal metropolitano pode representar um retrocesso para a mobilidade urbana em Nova Lima — e, com isso, um impacto direto no mercado imobiliário local.
Se o projeto seguir como está, sem contrapartidas viárias, planejamento estratégico e escuta real da população, é possível que imóveis próximos à MG-030 e aos corredores de baldeação passem a valer menos, demorem mais para serem vendidos ou alugados e percam apelo para o público que busca praticidade e qualidade de vida.
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