Nossa Gente – Celsinha Pimenta, a trajetória de quase cinco décadas na valorização da beleza nova-limense
Por Ana Carina Rodrigues – Ela tem 71 anos, um sorriso sempre pronto e uma trajetória que mistura corag ...
Por Ana Carina Rodrigues – A história da nova-limense Denise Oliveira poderia ser contada de muitas formas. Pela lente da moda, que sempre encantou seus olhos desde a infância, quando olhava vitrines de shoppings sonhando em um dia ser gerente de uma loja. Pelo viés da resiliência, já que enfrentou perdas e desafios, mas nunca deixou de lutar por seus sonhos e pela filha. Ou ainda pela força herdada de uma família que sempre acreditou no trabalho, na honestidade e na educação como caminhos de transformação.
Nascida e criada em Nova Lima, no bairro Cascalho, Denise carrega com orgulho as lições de vida aprendidas com os pais. A mãe, dona Renilde, sempre dedicada ao lar, e o pai, seu José Paixão, um pedreiro simples com “tino comercial”. Aposentado precocemente por um acidente, José se reinventou e, com reinvestimentos frutos do seu trabalho de pedreiro e pequenos negócios, transformou uma simples aposentadoria em sustento digno para a família.
Foram oito filhas criadas em um lar simples, mas cheio de valores. “Cresci em um ambiente cristão, com honestidade, princípios e muita garra. Tudo o que sou hoje tem muito do exemplo do meu pai e da força da minha mãe”, recorda Denise.
O sonho com a moda
Desde cedo, Denise sabia que queria trabalhar com moda. “Um dia vi a loja Vide Bula no Bh Shopping e disse: ainda serei gerente daqui”, conta sorrindo. Aos 18 anos, iniciou sua carreira na loja Sputnik. No ano seguinte, o talento nas vendas a levou ao cargo de gerente, liderando uma equipe de dez funcionários.
A partir dali, sua carreira só cresceu. Denise passou por marcas renomadas como Yes Brazil, Colcci, Ágatha, Schutz, Silhueta. Mais do que resultados em números, Denise sempre se encantou pela gestão de pessoas. Atualmente, ela está à frente da loja de moda feminina Garage, no Pátio Savassi. Para ela, a venda nunca foi apenas uma transação comercial, mas uma experiência. “Sempre digo que não vendemos apenas roupas, realizamos sonhos. O foco está no cliente, em ouvi-lo, em oferecer algo que faça sentido para a vida dele”, afirma.
Determinada, Denise abriu sua loja dentro do Salão Geiza, no bairro Cascalho, e conquistou uma clientela fiel. Mas, diante das dificuldades com a cultura de compras a prazo, encerrou o negócio mas adquiriu grande experiência. “Me ensinou muito sobre o mercado e sobre a importância de adaptar sonhos à realidade”, relembra.
A vida de Denise também foi marcada por perdas e desafios pessoais. Após a morte do marido, há oito anos, ela precisou conciliar o papel de mãe solo com a necessidade de sustentar a filha.
Nesse período, trabalhou como vendedora em regime flexível, para garantir a presença constante na vida da pequena Lila. “Sempre busquei que nossos momentos juntas fossem de qualidade. Queria que ela entendesse que, apesar da rotina corrida, família é prioridade.”
Hoje, Lila segue os passos da mãe em disciplina e entusiasmo: faz música, violão, inglês, ginástica artística e já foi escoteira. “A ensinamos que tudo é possível, basta ter garra, disciplina, integridade e humildade”, diz Denise, orgulhosa.
A rotina intensa não afasta Denise daquilo que lhe dá energia: a família, a fé e o cuidado consigo mesma. Casada com Márcio Reis, além de cuidar da família, ela pratica musculação, cultiva momentos de lazer e se envolve em causas sociais. Durante a pandemia, junto da filha, fabricou brinquedos com garrafas PET doadas por vizinhos, distribuindo-os junto a cestas básicas para crianças carentes. Também participa de campanhas de arrecadação de lacres de latinhas, destinados a ONGs que produzem cadeiras de rodas.
Sensível à causa animal, Denise sonha em ver a cidade com um hospital veterinário público. “Cães abandonados e doentes doem o meu coração. A cidade poderia estudar a implantação de um hospital veterinário, especialmente para atender a população mais vulnerável”, finalizou.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário