Danúbio Machado propõe homenagem a Amaro Sabino com nomeação de praça em Nova Lima
A Câmara Municipal de Nova Lima analisa o projeto de lei nº 2450/2024, de autoria do vereador Danúbio Macha ...
Igreja do século XVIII passou por sete meses de obras financiadas com recursos da AngloGold Ashanti
A Capela de Santo Antônio do Pompéu, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, voltará a abrir suas portas à comunidade nesta sexta-feira (26/07), após sete meses de restauração. Com quase 300 anos de história, a igreja que guarda elementos do barroco mineiro e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) passou por obras para revitalização do telhado, dos elementos artísticos e de todo o conjunto arquitetônico do espaço.
As intervenções tiveram início em janeiro e foram realizadas com recursos da Plataforma Semente, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a AngloGold Ashanti e o Ministério Público de Minas Gerais, com apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Pompéu (Amap). O investimento foi de R$ 850 mil.
A capela está localizada no Bairro Pompéu, um dos mais antigos de Sabará e, apesar de não se saber a data correta de construção, há registros de batismos que datam de 1.731, ou seja, há quase três séculos. Erguida na época em que a cidade ainda era um arraial, a igreja é feita de madeira e taipa, com planta composta por dois retângulos, o primeiro formando a nave, e o segundo, transversal, contendo a capela‐mor e as sacristias laterais. A obra de restauração foi feita pelas empresas Conservare e Restaurare.
A cerimônia de reabertura da capela, no dia 26/07, terá início às 18h, em evento com presença de autoridades e da comunidade. Haverá queima de fogos e a celebração de missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Edmar José da Silva, da Arquidiocese de Belo Horizonte. A programação, que tem o apoio da AngloGold Ashanti, continua com show musical de Túlio Oliveira e da Banda Sapotchen. As comemorações seguem no sábado e domingo (27 e 28/07), conforme programação abaixo.
“Na época da assinatura do TAC nós incentivamos a Amap a inscrever o projeto de restauração da capela no Programa Minas Para Sempre, que é realizado por meio dos recursos da Plataforma Semente, do MPMG. Apoiar essa obra revela o quão importante o patrimônio religioso e cultural de Sabará é para a AngloGold Ashanti. Também nos faz seguir no caminho do fortalecimento dos territórios onde atuamos, deixando assim um legado positivo para essas comunidades”, afirma Fernando Cláudio, gerente sênior de Comunicação, Comunidades e Relacionamento Institucional da empresa.
A presidente da Amap, Juliana de Oliveira, fala com amor sobre a entrega da obra. “É uma benção para toda a comunidade de Pompéu e de Sabará ver a capela restaurada. Ela faz parte da história deste lugar e da vida das pessoas e tem um valor afetivo enorme para todos nós”, disse.
Segundo ela, a população do bairro acompanhava o dia a dia da obra e estava ansiosa para vê-la concluída. “O senhor Aristóteles Inácio da Costa, que tem mais de 80 anos de idade, morador de Pompéu há mais de 60 anos, vinha ‘fiscalizar a obra’ todo dia. E a senhora Neuza Rosa Andrade diariamente, às 15h40, levava uma garrafinha de café para o pessoal da obra. Ela fez isso durante sete meses. Tudo isso é manifestação do amor que os moradores têm pela capela”, contou Juliana, que enquanto faz a prestação de contas da obra, já pensa no futuro. “Após a conferência dos dados, vamos fazer outro projeto de restauração da parte externa da igreja e para instalação do projeto de incêndio”, adiantou.
Quinta-feira (25)
Sexta-feira (26)
Sábado (27)
Domingo (28)
Por Redação
Fotos: Amap/Divulgação
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário