Miguel, Eduarda e Yasmin, do Colégio Estadual Josefina Wanderley, são eleitos vereadores jovens
Por Arthur Souza – O projeto Câmara nas Escolas, realizado em 21 de agosto em Nova Lima, elegeu 15 vere ...
Na terça-feira (3), ocorreu o debate promovido pela Rádio Itatiaia entre os candidatos à prefeitura de Nova Lima. Participaram Gilson Amorim (Republicanos), Mauri Lopes (PT) e Cristiane Nunes (PSOL). O atual prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), também foi convidado, mas não compareceu
Nos bastidores do evento, no entanto, uma discussão entre Duda Otero, candidata a vereadora pelo PSOL, e Renato Tatico, presidente do PT Nova Lima, chamou atenção. Imagens enviadas à redação do Jornal Minas mostram um momento de tensão entre os dois. Segundo informações publicadas pelo colunista político Thiago Carvalho, o desentendimento teria sido motivado por divergências sobre o posicionamento do PSOL em relação à candidatura do PT no município.
Conforme especulado, o PSOL teria criticado a campanha do PT em Nova Lima, alegando que o foco seria apenas a captação de fundo eleitoral, sem apresentar propostas concretas para a cidade. Embora nenhum dos envolvidos tenha se manifestado oficialmente no momento, Duda Otero decidiu gravar um vídeo esclarecendo o ocorrido.
No vídeo, Duda confirma a discussão, mas minimiza a situação, afirmando que o clima eleitoral pode gerar tensões. “Aconteceu mesmo uma discussão nos bastidores do debate que teve na Itatiaia. Eu tava lá acompanhando a Cris [Cristiane Nunes], e até entendo que as pessoas estejam com os ânimos à flor da pele num período eleitoral porque é um período tenso mesmo”, declarou. A candidata destacou também a importância da presença feminina nos espaços políticos: “Acho interessante que tem acontecido novamente com uma candidata mulher. A gente precisa de mais mulheres nesses espaços porque eles são nossos de direito. […] É por isso que eu e a Cris estamos aqui, para lutar por direitos, por inclusão. Eu tô cansada de ver sempre os mesmos homens nos espaços de política”.
É o segundo caso envolvendo o presidente do PT, Renato Tatico, nestas eleições. Em janeiro, a então secretária de comunicação do partido, Izabela Souza, acusou Tatico de machismo em uma plenária, quando ele encerrou abruptamente sua fala. Izabela também relatou quase houve confrontos físicos entre Tatico e Ana Silva, que era pré-candidata a prefeita de Nova Lima.
A redação tentou contato com representantes do PT de Nova Lima, mas não houve resposta oficial até o fechamento desta matéria.
Por Gisele Maia
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário