09/jun

Com o patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Bekaert, Favela é Isso Aí lança seis editais a partir de junho

A partir de junho estarão abertas as inscrições para seis novos editais do Favela é Isso Aí, para a Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular, que vai atender a 11 cidades, sendo 10 em Minas Gerais e uma na Bahia. O projeto propõe o fortalecimento das expressões culturais populares, visando à salvaguarda do patrimônio imaterial brasileiro, através de registro e divulgação. As Mostras, patrocinadas pela ArcelorMittal e Belgo Bekaert, integram o programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal.

Os editais são direcionais a entidades, grupos, artistas, coletivos ou ações culturais focadas na transmissão de saberes, ofícios, manifestações e práticas culturais, que abrangem áreas como música, dança, teatro, artesanato, circo, literatura, fotografia, artes visuais, culinária, agroecologia, etc.

Este ano o projeto acontecerá em Feira de Santana, na Bahia, e nas cidades mineiras de João Monlevade, Juiz de Fora, Carbonita, Senador Modestino Gonçalves (Região Jequitinhonha), Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Quartel Geral e Martinho Campos (Região Centro -Oeste) e Vespasiano. As inscrições são gratuitas e os editais, para cada uma das regiões citadas, estarão disponíveis nas redes sociais do Favela é Isso Aí.

Ao todo serão selecionadas 113 ações culturais. Os contemplados receberão premiação em dinheiro e deverão produzir uma atividade artística em formato de apresentação ou de transmissão de saberes para exibição na Mostra/Evento Final. Os editais indicam como exemplos de atividades a serem realizadas: apresentações artísticas, cursos, oficinas, palestras, rodas de conversa, feiras, aulas-show, concertos didáticos, desfiles, cortejos, produção de vídeos, publicações de livros, exposições ou outros do tipo.

Ainda dentro das ações do projeto, as iniciativas apresentadas na Mostra Final serão difundidas em catálogos e documentários, bem como em ações de intercâmbio. Os premiados, de acordo com Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora executiva do Favela é Isso Aí, terão a oportunidade de participar de encontros formativos. “A ideia é colaborar para a profissionalização dos participantes, além de fortalecer as redes, estimular as reflexões sobre a cena cultural local e promover a troca de experiências”, explica.

Realizada pelo Favela é Isso Aí desde 2008, em formatos variados, a partir de 2019 a Mostra tem realizado a seleção de grupos e artistas para premiação e participação em eventos, presenciais ou em meio remoto, durante o período da pandemia. Em Minas Gerais já foram contemplados cerca de 70 grupos culturais e iniciativas locais, além da oferta de ações formativas e realização de mostras artísticas e culturais. Em Feira de Santana, na Bahia, onde a Mostra também é realizada, com patrocínio da Belgo Bekaert Arames, mais de 150 projetos foram premiados e participaram de ações presenciais e virtuais.

Para Adriana do Carmo, Gerente de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal, a Mostra da Diversidade Cultural contribui para o desenvolvimento das comunidades por meio da arte e da cultura. “Fomentar a cultura local e oferecer oportunidades de formação em área artística e cultural é um compromisso da Fundação ArcelorMittal”, declara.

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é realizada pela ONG Favela é Isso Aí é patrocinada pela ArcelorMittal e pela Belgo Bekaert, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultural, com realização do Governo Federal e do Governo Estadual, Governo Diferente, Estado Eficiente.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais.

Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br

Serviço:

Por Redação
Foto: Divulgação

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas