28/ago

“Desamparados e desmerecidos”, associação de moradores cria abaixo-assinado contra obra da Prefeitura de Nova Lima

Moradores do bairro Ville de Montagne, em Nova Lima, protestam contra a construção de um viaduto que, segundo eles, trará impactos negativos para a região. A estrutura faz parte de um projeto de integração viária que visa ligar a MG-030 ao bairro Jardim da Torre, com acesso ao futuro condomínio de prédios Bellagio

A Associação Comunitária dos Moradores do Ville de Montagne (AMOVILLE) lançou um abaixo-assinado pedindo que a Prefeitura de Nova Lima reveja o projeto. Segundo a entidade, o viaduto, que passará por cima do bairro, degradará o conjunto arquitetônico e visual do bairro, além de causar desapropriações de residências. Os moradores argumentam que, embora as obras avancem rapidamente, não houve transparência ou diálogo adequado com a comunidade.

“Viemos morar em um local de beleza e paz, mas agora estamos perdendo tudo o que investimos para a nossa moradia”, diz um trecho do manifesto divulgado pela AMOVILLE. O documento enfatiza que o bairro, situado na Mata do Jambreiro, na Serra do Curral, é uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, considerada de alta relevância ambiental e protegida pela Área de Proteção Ambiental Sul (APA-Sul).

A AMOVILLE, que tem mias de 40 anos, destaca que, ao longo desse período, sempre houve uma relação de respeito e colaboração mútua com as autoridades municipais, mas que, agora, os moradores se sentem “desamparados e desmerecidos” diante do que classificam como um descaso com o bairro.

A associação também critica a falta de alternativas ao traçado do viaduto e a ausência de benefícios diretos para a comunidade local. “Não somos contra o desenvolvimento da cidade, nem contra obras que contribuam para a melhoria da mobilidade em nosso município, mas não podemos admitir a ausência de transparência e de diálogo no que diz respeito à construção desse viaduto”, pontua o manifesto.

Os moradores pedem que a prefeitura considere alternativas menos impactantes ao projeto, que respeitem o patrimônio ambiental e o bem-estar da comunidade local. “Queremos que os moradores do Ville de Montagne sejam respeitados e ouvidos”, conclui a nota da AMOVILLE.

Por Gisele Maia
Foto: Google Maps

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas