15/abr

Governo de Minas, Belo Horizonte e Nova Lima anunciam consulta pública sobre Parque da Linha Férrea

O Governo de Minas, junto aos municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, divulgou consulta para discutir o termo de acordo sobre o Parque da Linha Férrea. O evento será no dia 30 de abril, das 19h às 22h, no Auditório do Centro de Educação Integral – CEI Imaculada Conceição (Rua dos Aimorés, nº 1600, Funcionários, Belo Horizonte)

A consulta surge após a interrupção de uma audiência marcada para 27 de março, cancelada por conta do luto oficial de Belo Horizonte, decretado após o falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido um dia antes.

O parque, que se estende por 400.000 m² e 5,2 quilômetros, é fruto do acordo firmado em 2024. O termo conta com a participação do Ministério Público Federal, do Ministério Público de Minas Gerais, da União, dos municípios, da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O acordo estabelece a proteção da linha férrea, a preservação ambiental e a implementação de soluções para a mobilidade urbana na região.

A primeira audiência foi realizada em dezembro do ano passado, em Nova Lima, onde os moradores puderam dar opiniões e sugestões sobre o projeto. A nova consulta pretende ampliar a participação dos cidadãos, principalmente dos moradores de Belo Horizonte, e ocorrerá com transmissão pelo canal da Agência RMBH no YouTube. Durante o encontro, os participantes poderão responder a questionários e enviar feedback on-line.

Ilce Rocha, diretora-geral da Agência RMBH, afirmou que a consulta permite que a comunidade participe das discussões sobre o uso do espaço, o que ajudará na definição de formas para transformar a antiga linha férrea em área de lazer e preservação ambiental.

Por Jorge Marques

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas