Unidade Avançada de Saúde Especializada fortalece atendimento em Nova Lima
Recentemente, a população de Nova Lima passou a contar com um novo recurso de saúde: a Unidade Avançada de ...
Na coluna Minas com Saúde desta semana, a fisioterapeuta Marcia Figueiró apresenta a técnica da ventosaterapia, um tratamento que utiliza ventosas para melhorar a circulação sanguínea em áreas específicas do corpo
As ventosas criam um efeito de vácuo, aumentando o diâmetro dos vasos sanguíneos no local tratado, resultando em uma maior oxigenação dos tecidos e facilitando a liberação de toxinas do sangue e dos músculos.
Esse tratamento é amplamente utilizado para aliviar dores musculares, pois a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta o fluxo sanguíneo, proporcionando um efeito relaxante.
Pode ser indicado para diversas condições, como dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, e dor nas articulações. Seus principais benefícios incluem o aumento da circulação sanguínea local, a eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho, o fortalecimento dos vasos sanguíneos, o aumento da produção de líquido sinovial nas articulações, e o relaxamento do corpo e da mente.
Para realizar o tratamento com ventosas, a área a ser tratada deve ser deixada descoberta e é recomendado aplicar um óleo ou creme hidratante na pele para permitir que as ventosas deslizem suavemente.
As ventosas podem ser aplicadas na área de tratamento de forma simples: no caso do copo de silicone, basta pressioná-lo com os dedos e depois colocá-lo na pele, onde o vácuo formado em seu interior irá prender a ventosa.
O tempo de duração do tratamento varia entre 5 e 15 minutos, e as sessões podem ser realizadas isoladamente para alívio da dor nas costas ou em até 8 sessões realizadas uma vez por semana durante 8 semanas consecutivas.
Veja o vídeo da Fisioterapeuta Marcia Figueiró.
Ver essa foto no Instagram
Por Gisele Maia
Foto: reprodução
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário