23/jan

Minas Gerais é destaque em premiação de Atenção Primária à Saúde

Os municípios de Coronel Fabriciano e Olímpio Noronha, no Vale do Rio Doce e Sul de Minas, respectivamente, receberam em dezembro, do Ministério da Saúde, o troféu “Boas Práticas de Gestão”. Esse prêmio é o reconhecimento do esforço das cidades em garantir um serviço de excelência na Atenção Primária à Saúde (APS), um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, foram premiados 29 municípios brasileiros.

Minas Gerais atraiu dois prêmios, o que demonstra a importância da APS para o planejamento de saúde no estado. A APS é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Exemplo disso é que as Unidades Básicas de Saúde (UBS), porta de entrada da APS, tiveram um incremento financeiro significativo ao longo de 2022. Ressalta-se a destinação de R$ 350 milhões para retomar obras de 99 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estavam paradas, além da construção de 39 novas unidades e incremento financeiro para reforma de todas as UBS do estado”, lembra o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

A premiação pelo bom desempenho na Atenção Primária à Saúde destes municípios mineiros demonstra que é possível alcançar patamares de excelência na APS, transformando-os em modelos de experiências exitosas e servindo de inspiração aos demais municípios de Minas Gerais, segundo a superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Camila Helen de Almeida Silva Oliveira. Ainda segundo a superintendente, o reconhecimento da premiação se torna um grande estímulo aos profissionais e gestores das cidades e serviços. Coronel Fabriciano foi considerado destaque entre os municípios de grande porte, tendo atingido quase todas as metas preconizadas pelo programa Previne Brasil.

Por Gisele Maia

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas