17/maio

Nossa Gente! Vanessa Luísa entre a gestão pública e a educação financeira

Por Ana Carina Oliveira – Conciliar uma jornada de trabalho no serviço público com o empreendedorismo é um desafio que exige equilíbrio, planejamento e muita paixão pelo que se faz. Esse é o retrato da trajetória de Vanessa Luísa, que encontrou nas finanças pessoais um novo propósito de vida. Aos 41 anos, ela se aventura em mais uma jornada sem abandonar o compromisso que mantém há mais de duas décadas como servidora pública de Nova Lima.

Nascida e criada no bairro Matadouro e, hoje moradora do bairro Honório Bicalho, Vanessa carrega em sua essência os valores que aprendeu em casa com a mãe Raimunda (Mundinha) e o seu pai João (Pangaré) — respeito, honestidade e empatia. Formada em Biblioteconomia e Arquivologia pela UFMG, com mestrado em Educação também pela UFMG, ela é uma mulher apaixonada pelo conhecimento e por relações humanas.

Vanessa é casada com Hurlan, seu parceiro não só na vida, mas também na rotina doméstica. “Meu marido colabora muito, a gente divide as atividades e eu cozinho, mas ele sempre prepara a carne, e sempre deixa tudo arrumado e essa parceria facilita bastante a nossa vida”, diz orgulhosa. Apesar da tripla jornada, ela encontra tempo para seus hobbies: viajar, conhecer novas culturas e aprender com as experiências do mundo e das pessoas ao seu redor.

Sua história profissional começou na Prefeitura de Nova Lima, onde atua como servidora pública concursada desde 2004. Sua atuação na vigilância sanitária a levou a passar por diversas áreas — de serviços de saúde a produtos — e atualmente ela está à frente de ações ligadas à educação em saúde, especialmente na área de alimentos. “Essa função é, para mim, mais do que um cargo técnico: é um espaço de transformação social”, diz.

A virada para o empreendedorismo veio em 2019, após sofrer um acidente de bicicleta que a afastou do trabalho por um ano. Durante esse período, Vanessa precisou usar sua reserva de emergência e percebeu que, apesar de sua disciplina em guardar dinheiro, deixá-lo parado na poupança estava fazendo com que ele perdesse valor para a inflação. Foi aí que nasceu o interesse profundo por entender como o dinheiro pode ser um instrumento de autonomia, especialmente para as mulheres. “Eu comecei a estudar sobre investimentos, corretoras, renda fixa, variável e comecei a ficar encantada por essa área”, explica.

Ao se especializar em cursos e mentorias com especialistas, Vanessa decidiu que não queria guardar esse conhecimento só para si. Após fazer o curso Capacita Elas/Elas no Comando da Prefeitura Municipal de Nova Lima e outros cursos de Educação Financeira, criou sua marca pessoal e começou a oferecer mentorias voltadas para pessoas endividadas, desorganizadas financeiramente e empreendedores que precisam aprender a gerir melhor seus recursos.

Seu maior desafio, segundo ela, foi superar a ausência de referências empreendedoras em sua família. “Ser a primeira empreendedora é sair da zona de conforto sistêmica”, afirma. Apesar do contínuo conhecimento na área de finanças, aprender a trabalhar a sua marca e alcançar o seu público-alvo, exigiram esforço e aprendizado. “Até então eu não sabia vender a mim, ao meu produto, e agora eu estou aprendendo por meio das mentorias e outros cursos”, diz.

Vanessa se orgulha de ser 100% imersa em Nova Lima — nasceu, mora, trabalha e empreende na cidade. E é justamente esse amor por Nova Lima que a impulsiona a contribuir de forma ainda mais profunda com a comunidade. Como servidora pública, promove saúde e educação sanitária. Como empreendedora, busca educar financeiramente mulheres, jovens e famílias. “Acredito que o conhecimento financeiro liberta, traz segurança e amplia horizontes”, ressalta.

Para o futuro, Vanessa deseja ampliar suas ações na educação financeira. Ela sonha com uma cidade mais consciente financeiramente, onde mulheres empoderadas consigam planejar seus sonhos e sair do ciclo das dívidas, onde jovens aprendam desde cedo o valor do dinheiro e da responsabilidade, e onde o bem-estar financeiro seja visto como parte fundamental da qualidade de vida. “Pretendo executar um trabalho com excelência e ajudar muitas pessoas com isso porque a saúde financeira impacta em todas as áreas de nossa vida”.

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas