Durante audiência pública, Wesley de Jesus propõe a criação de comitê para monitorar a falta de remédios em Nova Lima
A Câmara de Nova Lima realizou, na noite desta quinta-feira (24), uma audiência pública para discutir a fal ...
Na manhã desta sexta-feira (3), o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, destacou em uma live sobre Segurança Pública e Mobilidade Urbana a vinda da CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais) da Polícia Civil para o Vila da Serra, além da construção do novo quartel da Polícia Militar no antigo pátio de apreensão no bairro Chárara Bom Retiro
Na área de segurança, João Marcelo falou a implantação de novas viaturas e armas para a guarda municipal, incluindo pistolas, espingardas e armamentos não letais. Durante o carnaval, foram testadas as Body Cams, e o teste foi muito bem-sucedido, segundo o prefeito. A Defesa Civil também terá melhores condições com uma nova sede e, pela primeira vez, um plano de contingência com uma equipe maior, além de 2 viaturas da prefeitura, 4 viaturas doadas pela Anglo Gold e 4 viaturas doadas pela Vale.
Entre os projetos para 2023, destacam-se a PPP de Iluminação Pública com assinatura prevista até 16 de abril, a troca de 360 abrigos de pontos de ônibus por três tipos diferentes, a construção da Sede de Corpo de Bombeiros em Nova Lima e um aplicativo de monitoramento e alerta de desastres na Defesa Civil.
A grande novidade anunciada pelo prefeito foi a implementação do Centro Integrado de Ações Preventivas (CIAP) com mais de 470 câmeras de monitoramento na cidade para a segurança pública com inteligência artificial pela Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, forma mais 250 km de fibra ótica em toda a cidade com câmeras de resolução 4k, com reconhecimento facial e de placas integrado com Polícia Civil e Militar, além de ser integrado ao sistema privado, além do Cortex do Ministério da Justiça. Implantado pelo Ministério da Justiça, em 2021, o Córtex é uma plataforma de dados que tem como objetivo a gestão de operações de segurança pública para a atuação integrada entre os órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e instituições colaboradoras.
Por Thiago Carvalho
Foto: reprodução rede sociais
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário