21/dez

Pedro Dornas rejeita demissão de professores em Nova Lima: “Tentei reverte a decisão sem sucesso

A demissão de 300 professores de apoio e cuidadores da rede municipal de educação, comunicada via WhatsApp na noite de sexta-feira (20), provocou forte repercussão em Nova Lima. A decisão do prefeito João Marcelo Dieguez e pelo atual secretário de Educação, Marcos Evangelista, foi alvo de críticas públicas do ex-secretário de Educação e vereador eleito, Pedro Dornas, que afirmou ter tentado reverter a medida, sem sucesso

Dornas, que implantou os cargos de professor de apoio durante sua gestão na Secretaria de Educação, classificou a decisão como prejudicial à continuidade da política de educação inclusiva no município. Em nota, ele destacou que a medida pode comprometer o desenvolvimento de crianças com deficiências e autismo, uma vez que os profissionais demitidos desempenham papel essencial no suporte pedagógico e nas adaptações curriculares previstas pela legislação brasileira.

Em sua nota, Dornas destacou os impactos negativos da decisão e defendeu a continuidade dos contratos como forma de garantir a qualidade do atendimento aos alunos. “Essa medida tem o potencial de interromper relações e trazer riscos à continuidade e à qualidade do atendimento oferecido aos estudantes autistas e com deficiências diversas”, escreveu. Ele também se comprometeu a acompanhar os desdobramentos e buscar alternativas junto à Secretaria de Educação para evitar a violação de direitos.

A ação de Dieguez é vista como retrocesso na educação inclusiva em Nova Lima, que vinha sendo destacada por avanços recentes, como a criação de cargos específicos para atender demandas educacionais de crianças com necessidades especiais. Pais de alunos e representantes da categoria já organizam manifestações contra as demissões.

Por Thiago Carvalho

Compartilhar esta notícia:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas