Abner Henrique é o primeiro convidado do Jovem Cast, novo programa do Jornal Minas apresentado por Jennifer Sodré
Atração busca aproximar jovens da política municipal com conversas sobre cidadania, inovação e os bastido ...
Por Thiago Carvalho: Estamos a um ano das eleições de 2026, e hoje vou falar sobre quem podem ser os possíveis candidatos de nossa região, representando as cidades que fazemos cobertura: Nova Lima, Raposos, Rio Acima e Sabará.
Começando por Raposos, da banda de lá, o nome forte é o do ex-prefeito Serginho da Bota, que terminou o mandato com alta aprovação e, atualmente, é secretário de Saúde na cidade de Rio Acima. Ele tem sido muito elogiado pelos vereadores e pela população local, tendo melhorado bastante o atendimento na área.
Já em Rio Acima, o nome possível para a disputa é da ex-vereadora Rayane, que, apesar da derrota na eleição para prefeita, foi alocada na Prefeitura de Nova Lima pelo prefeito João Marcelo, visando um retorno político que deve ser cobrado agora em 2026. Em Nova Lima, Rayane tem sido bastante criticada pela inércia à frente da pasta das Mulheres. Isso é um obstáculo, mas sua saída para disputar as eleições resolveria dois problemas: ela seria desligada do cargo sem necessidade de exoneração e, ao mesmo tempo, testada pelo grupo de Nova Lima que deseja mandar na política de Rio Acima.
Em Sabará, temos a ex-vereadora Conceição Arruda, que historicamente é a vereadora mais votada da cidade e, em 2022, foi também a deputada mais votada do partido. Conceição segue atuando politicamente e é um nome forte tanto na cidade quanto na região. Paralelamente a ela, não podemos descartar o ex-prefeito Wander Borges, que já ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa entre 2011 e 2017, quando renunciou para assumir a prefeitura de Sabará. Pesam contra Borges alguns processos na Justiça; em 2022, ele teve o mandatos cassado por abuso de poder político e econômico, situação que foi posteriormente revertida.
Por fim, em Nova Lima, o prefeito João Marcelo Dieguez tem usado a máquina pública para fazer política e tentar alçar um mandato maior. Inclusive, teria forçado o vereador Danúbio Machado a retirar sua pré-candidatura a deputado para não atrapalhar seus planos, além de contratar a influenciadora Júlia Giovanni e articular uma dobradinha política com ela.
Esses são os nossos possíveis representantes nas eleições do próximo ano. Esqueci alguém?
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário