23/maio

Situação da Cracolândia de Nova Lima preocupa comerciantes e pauta reunião entre Thiago Almeida, vereadores e ACE

Encontro entre vereadores e comerciantes escancara desafios econômicos e sociais no centro da cidade; a Cracolândia criada em nova Lima durante a gestão do prefeito João Marcelo foi pauta de destaque do debate como entrave para o comércio

A reunião com diretores e membros Associação Comercial e Empresarial (ACE), foi realizada na noite de quarta-feira (21), na sede da entidade e teve como objetivo discutir formas de alavancar o comércio local, mas acabou revelando um cenário de insatisfação crescente entre lojistas e a prefeitura de Nova Lima.

Comerciantes relataram à reportagem do Jornal Minas, quedas no movimento e apontaram o aumento da presença de pessoas em situação de rua e a formação da Cracolândia de Nova Lima, como um fator que vem afastando consumidores do centro da cidade. “É uma questão social delicada, mas não pode continuar sendo ignorada. Nossos clientes estão inseguros”, afirmou um dos presentes, sob condição de anonimato.

O presidente da Câmara, Thiago Almeida, reconheceu a necessidade de reformular as políticas de acolhimento para que sejam mais eficazes e sugeriu uma reunião pública com a Comissão de Direitos Humanos, com participação da ACE, para discutir o tema.

Os comerciantes também reclamaram do impacto das obras públicas feitas sem aviso prévio de gestão do prefeito João Marcelo, que prejudicam o fluxo de clientes. Foi sugerido que a prefeitura de Nova Lima divulgue um calendário das obras para a ACE e demais órgãos, e que haja fiscalização rigorosa sobre o cumprimento dos prazos pelas empreiteiras.

David Gurgel, presidente da ACE, sugeriu que a Câmara possa intermediar a troca de informações entre a Secretaria Municipal de Fazenda e a ACE, facilitando a realização de estudos para a criação de estratégias que melhorem o comércio local. Ele também ressaltou a escassez de mão de obra qualificada.

O Thiago Almeida afirmou que é necessário um estudo para viabilizar cursos de qualificação por meio de institutos parceiros, com recursos destinados pelo Legislativo. Além disso, está previsto um levantamento junto para identificar as áreas que mais precisam de capacitação.

Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 28.

Por Thiago Carvalho

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas