Nossa Gente! Agostinho Campos será homenageado no Jardim Canadá
O bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, vai ganhar um novo espaço de acolhimento, esperança e transformação ...
Por Noah Campbell – Uma triste realidade aponta sobre a população autista no Brasil: estima-se que 85% da população está fora do mercado de trabalho. Quando refletimos sobre esses aspectos, devemos levar em consideração alguns pontos. Por que as pessoas com TEA estão fora do mercado de trabalho? Existem políticas públicas eficazes para que todos estejam inseridos no mercado de trabalho? A exclusão das pessoas com TEA ainda é expressiva? O famoso preconceito capacitista, onde alguns que o praticam usam discursos como ‘ele é muito inteligente, mas não posso contratá-lo por causa do autismo’.
Já aconteceu isso comigo, Noah. Passei na entrevista, já ia começar a trabalhar, mas depois que disse sobre o autismo, ao chegar em casa, veio uma justificativa a qual chamamos de preconceito velado. E não pude estar naquele espaço.
Entretanto, já pensou em contratar pessoas com autismo em sua empresa? Por pensarmos de forma diferente, podemos e faremos grandes contribuições. A pessoa autista, com seu hiperfoco, pode entregar resultados nunca vistos antes na empresa, e isso não é apenas em séries, é na vida. Lealdade e compromisso também são vantagens, além de autoestima que a pessoa com TEA terá por estar inserida na empresa. Terá maior produtividade, qualidade no trabalho e pontualidade – pelo menos falo por mim e pelas pessoas com TEA que conheço no quesito organização e pontualidade, além da agilidade.
Diversidade e inclusão, pois irá ratificar que a empresa pensa na inclusão e acredita que, através do trabalho e da acessibilidade, a sociedade pode se transformar. É interessante dizer que a gráfica Spectrum Designs Foundation, nos Estados Unidos, obteve visibilidade em vários países por fazer a contratação de pessoas com autismo. Mais de 65% do quadro de colaboradores da empresa está dentro do espectro, e afirmam que a iniciativa traz independência para eles. O conteúdo ultrapassou 19 milhões de visualizações.
Vamos pensar na inclusão e na inserção no mercado de trabalho o mais rápido possível? Mais de 85% da população com TEA está sem sua dignidade básica, o trabalho.0
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário