Vereador Magno Cidó dá parecer favorável e libera para hoje votação de empréstimo de R$ 30 milhões em Rio Acima
O parecer assinado por Cidó considerou o projeto constitucional e adequado aos critérios regimentais, permit ...
Vereador Zelino destinou recursos e criou lei que garante o evento no calendário municipal, fortalecendo a inclusão e os direitos da comunidade surda nova-limense
Nova Lima realiza, no dia 8 de novembro, o 1º Seminário “Nova Lima se Apresenta em Libras”, um marco na promoção da acessibilidade e valorização da comunidade surda. O evento será realizado no Centro de Referência da Pessoa Idosa, das 8h às 17h, com transmissão ao vivo, intérpretes de Libras e entrega de kits aos participantes.
A iniciativa é fruto do trabalho do vereador Zelino Santana, que destinou emenda impositiva para custear o seminário e é autor da lei que o incluiu no calendário oficial de eventos do município. O seminário contará com cinco painéis temáticos, reunindo lideranças surdas, educadores, especialistas e representantes de instituições públicas e do terceiro setor, abordando temas como educação bilíngue, acessibilidade comunicacional, empregabilidade, tecnologia assistiva e cultura surda.
Além de garantir a realização do evento, Zelino tem sido um dos principais articuladores da pauta da inclusão em Nova Lima. Em 2023, o vereador presidiu uma audiência pública sobre acessibilidade e destinou R$ 272 mil para fortalecer o atendimento de pessoas com deficiência auditiva no sistema municipal de saúde — recurso utilizado para contratar intérpretes de Libras em hospitais, UPAs, UBSs e centros de saúde.
Essas ações se somam ao lançamento do aplicativo iCom, sistema de tradução simultânea em Libras e português via videochamada, criado pela Prefeitura com base em emenda de Zelino. A ferramenta permite que pessoas surdas sejam atendidas em órgãos públicos com autonomia e dignidade, sendo um dos primeiros serviços do tipo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“A inclusão precisa ser uma política de Estado, e não apenas um gesto simbólico. Garantir comunicação e acessibilidade é garantir cidadania”, afirmou o vereador.
Por Gisele Maia
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário