Miguel, Eduarda e Yasmin, do Colégio Estadual Josefina Wanderley, são eleitos vereadores jovens
Por Arthur Souza – O projeto Câmara nas Escolas, realizado em 21 de agosto em Nova Lima, elegeu 15 vere ...
A plenária desta terça-feira colocou em tramitação um projeto de emenda na lei orgânica do município aumentando o número de cadeiras de 10 para 15 vereadores na Câmara de Nova Lima.
Apenas o vereador Álvaro Azevedo (Avante), ainda não assinou o documento. Azevedo questionou se daria tempo antes da votação de fazer uma consulta popular, e buscar alinhamento com a população sobre a mudança.
O presidente da Câmara Anisinho (PTB) arguiu que em 2004, inclusive, a Câmara de Nova Lima tinha 15 vereadores. E que isso seria perfeitamente possível sem gerar novos custos adicionais para o legislativo.
A matéria agora segue para a comissão que irá avaliar de dar o parecer sobre o projeto, a comissão é formada pelos vereadores Thiago de Almeida (PT), Claudinho e Zelino Santana. ambos do PP.
O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição estabelece que em cidades de até 1 milhão de habitantes haja no mínimo nove e no máximo 21 vereadores. Em cidades com população entre 1 e 5 milhões, deve haver no mínimo 33 e no máximo 40 vereadores. Já nas cidades com mais de 5 milhões de habitantes, o número de vereadores mínimo é de 42 e o máximo, de 55. A quantidade de vereadores de cada cidade é estabelecida pela Lei Orgânica do município. Nela, a Câmara Municipal estipula o número de vereadores que terá a cidade, sempre, é claro, respeitando os limites impostos pela Constituição.
Além de tornar o legislativo mais amplo na sua representatividade, bairros como Honório Bicalho, Santa Rita, Mingu e Cascalho por exemplo, podem finalmente eleger um representante legítimo. Para o presidente da Câmara, Anisinho, este aumento do número de vereadores dará melhor representatividade para as comunidades de Nova Lima.
O repasse recebido pela Câmara Municipal não sofrerá alteração caso a emenda parlamentar seja aprovada. O vereador Álvaro Azevedo demostrou preocupação com este esclarecimento para a população. Para ele é importe este debate público e que não haja má intepretação por parte da população.
Por Thiago Carvalho
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp
Para que mais Vereadores em Nova Lima, os que estão aí não dão o retorno necessário para a população.
Temos muitos problemas, e eles não resolvem.
Trânsito ruim, transporte público ruim, vias da cidade em colapso….