Adeus a Zé Leite: Nova Lima se despede de ídolo do esporte e da poesia
Morreu nesta terça-feira (12) o ex-atleta nova-limense José Leite, figura querida e respeitada por sua traje ...
O renomado jornalista José Cleves Silva, atualmente escreve sobre a política de Nova Lima em suas redes sociais. Após a polêmica envolvendo o retorno de Tiago Tito para a Câmara de Nova Lima, o jornalista define a relação entre os pares como algo maniqueísta, e que, o presidente Anisinho (PTB) age com o “rigor de lei” ao pautar novamente a perda do mandato do vereador Tiago Tito (PSD).
“AO INIMIGO, O RIGOR DA LEI
Tiago Tito é um caso raro de um vereador de Nova Lima preso sem ser condenado e condenado sem ser preso, ainda que por improbidade.
Antes, porém, ele tentou com o seu grupo eleger a Mesa Diretora no início do ano. Perdeu, judicializou a disputa e perdeu outra vez.
O eleito, Anísio Clemente (Anisinho), é outro caso raro de um pacifista que, circunstancialmente, virou algoz de Tito.
Preso “por obstrução de justiça” e “rachadinhas”, Tito faltou 1/3 das reuniões ordinárias e teve o mandato extinto pelas ausências.
Tentou, em vão, evitar as faltas, por meio de participação virtual da plenária.
Não conseguiu. A lei é clara: ou licença médica ou ausência autorizada pela Mesa.
A dele foi por privação da liberdade, não contemplada pelo regimento e a Lei Orgânica do Município (LOM).
Ao inimigo, o rigor da lei.
Tito tanto insistiu que obteve do judiciário esses dias o direito de retornar ao cargo para a ampla defesa no processo de extinção de seu mandato.
Mas foi novamente afastado em rito sumário por decreto legislativo ratificando a perda do mandato na sessão ordinária desta terça-feira, 24.
Questões regimentais, soberania legislativa e separação de poderes.
Na política é olho por olho, dente por dente. Perdeu, perdeu, não tem volta.
A democracia é como no turfe: meio focinho à frente é o suficiente para definir as regras do jogo.”
Escreveu em sua coluna. Resta saber a população de Nova Lima interpreta desta forma as ações tomadas por Anisinho.
Por Thiago Carvalho
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário