19/out

Vereadores criticam Silvânio Aguiar por falta de análise em projeto

Na noite desta terça-feira (19) o vereador Silvânio Aguiar (PSD) foi criticado pelos seus colegas em plenária, após tentar atropelar os procedimentos legislativos para que Projeto de Lei sobre a educação não trâmite e seja analisado por todas as comissões necessária para avalição na Câmara de Nova Lima.

O Projeto de Lei Complementar 2202/2022 de autoria do poder executivo tem como o objetivo criar parceria público privada na educação municipal de Nova Lima. Imediatamente após a vereadora Viviane Matos (UNIÃO) fazer a leitura do projeto, o vereador Silvânio pediu a fala sem esperar o presidente da Câmara dar andamento na matéria. “Esse projeto tá com pedido de urgência e eu gostaria de pedir parecer [das comissões] conjunto nesse projeto”, disse Aguiar com o objetivo de acelerar a votação.

A vereadora Juliana Sales foi a primeira a criticar a postura de Silvânio. “Não vejo a mínima necessidade […] acho fundamental que [o projeto] passe por cada uma das comissões, sobretudo pela comissão de educação qual eu faço parte. O projeto está extremamente vago, não explica nem o sistema de compliance dele para a gente ver e verificar esta PPP”, afirmou Juliana Sales que foi aplaudida por parte da plateia presente.

Os vereadores Danúbio Machado (PATRI) e Viviane Matos (UNIÃO) pediram a palavra em seguida. “Também sou contrário”, iniciou Danúbio divergindo da ação de Silvânio. “Inclusive nas comissões a gente estudar a possibilidade de convocar o secretário de educação [Pedro Dornas] para que possa explicar melhor este projeto. Concordo com a vereadora Juliana tá um pouco vago este projeto”, concluiu.

Viviane ressaltou a importância de ouvir a gestoras das escolas, por se tratar de um projeto que afeta diretamente o serviço público. Ao rechaçar a solicitação de Silvânio Aguiar para acelerar a tramitação, Matos disse que é preciso avançar, no entanto “é importante cada comissão ter seu tempo para analisar [o projeto] […] a gente precisa entender as necessidades realmente e falo isto como fui secretária de educação eu quero entender um pouco mais […] eu quero acompanhar isto bem de perto”, finalizou Matos.

Visivelmente constrangidos após as críticas, o vereador Silvânio voltou atrás e retirou seu pedido para não avaliação do projeto por todas as comissões necessárias.

Por Thiago Carvalho

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas