Adeus a Zé Leite: Nova Lima se despede de ídolo do esporte e da poesia
Morreu nesta terça-feira (12) o ex-atleta nova-limense José Leite, figura querida e respeitada por sua traje ...
Nova Lima prepara a 5ª edição da Uaiktoberfest – festa mineira criada para incentivar a cultura da cerveja artesanal. De 4 a 6 de novembro, a cidade vai se transformar na Capital Nacional da Cerveja, promovendo o melhor das culturas alemãs e mineira, com muita gastronomia, música, danças típicas alemãs e comidas típicas, speed choop, artesanato, cursos e palestras.
O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Nova Lima e a realização das Associações de Cervejeiros Artesanais – a ACERVANL – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Nova Lima e a AMACERVA – Associação das Microcervejarias Artesanais de Minas Gerais.
O objetivo é a realização de um evento com uma estrutura semelhante aos anos iniciais, transformando as ruas de Nova Lima numa “Vila Germânca Mineira”, a céu aberto, integrando as cervejarias artesanais da cidade e também o comércio local.
A programação tem início na sexta-feira, dia 4, das 18h à meia-noite. Já no sábado, dia 5, das 12h à meia-noite, e no domingo, dia 6, a festa vai das 12h às 22h.
Estrutura
Ao todo serão 16 cervejarias locais participantes, sendo todas com registros no Mapa e associadas na Acervan ou na Amacerva. O evento contará com estrutura de dois palcos – Alemanha e Minas Gerais, com shows de blues, jazz e rock de bandas locais e regionais.
Para a área gastronômica, serão montados dois restaurantes oficiais, mineiro e alemão. Além disso, haverá dez boxes de alimentação ao longo da Santa Cruz servindo comidas típicas alemãs e mineiras.
A Vila Uaiktoberfest vai dar o charme especial à festa com decoração toda temática e vendas de souvenirs, doces, queca, lamparina e kits de cerveja. Para o público infantil será criada a Uaiktoberkids, com palco para atrações musicais e espaço de recreação.
Nos dias do evento, ocorrerão cursos, palestras e workshops voltados para iniciantes e amantes da bebida. E para animar ainda mais a festa, haverá apresentação de dança típica com grupo folclórico germânico Schmetteringf. A organização promete ainda muita interação com o público por meio de competições masculinas e femininas de choop em metro, chop em dúzia, comedores de salsichão, arco mais enfeitado e chopp rápido.
Ranking nacional
Nova Lima ocupa hoje o 4º lugar no ranking nacional em número de cervejarias artesanais instaladas, mas já ocupou o 2º lugar. É buscando recuperar essa posição no ranking, ou até mesmo, ultrapassá-lo – pelo significativo incremento à economia com a geração de empregos e circulação de receita e também pela importância de consolidar um produto local de alta aceitação – que turistas e nova-limenses poderão conhecer e degustar uma variedade de cervejas artesanais, além de produtos locais para a harmonização com a bebida, estimulando novos empreendedores locais e fortalecendo o Circuito Cervejeiro da cidade.
Por Gisele Maia
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário