Adeus a Zé Leite: Nova Lima se despede de Ãdolo do esporte e da poesia
Morreu nesta terça-feira (12) o ex-atleta nova-limense José Leite, figura querida e respeitada por sua traje ...
A Câmara Municipal de Nova Lima divulgou, nessa quarta-feira (09), o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de empreendimentos minerários, instituÃda para investigar possÃveis danos sócio-ambientais, de ordem moral ou fÃsica, decorrentes da enchente do Rio das Velhas, com a presença incomum de lama, ocorrida em Nova Lima, em 08 de janeiro de 2022. Averiguar a relação das empresas mineradoras Vale e Vallourec com a forma com que ocorreu o desastre, denominado o pior da história do bairro Honório Bicalho e da BR0-40, consecutivamente, foi a principal função da CPI.
O relatório concluiu que não foi possÃvel afirmar a isenção integral das empresas em relação à força destrutiva da enchente, mas, também, não foi aceitável constatar relação direta ou parcial das mineradoras com a tragédia. O documento apresentou indicativos, ou seja, ações preventivas e de enfrentamento a desastres semelhantes baseados em estudos realizados na CPI e direcionados à prefeitura de Nova Lima, ao Ministério Público, à Defesa Civil e à s empresas, sendo o objetivo evitar novas ocorrências.
A conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito da Mineração foi apresentada em Coletiva de Imprensa e transmitida pelo canal da Câmara Municipal de Nova Lima, pelo Youtube. O relatório completo está disponÃvel ao público por meio do portal digital da Casa Legislativa e os detalhes do processo investigativo poderão ser acessados mediante solicitação formal dirigido à própria Câmara de Vereadores.
Por LetÃcia Barros
Foto: Thiago Carvalho
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário