17/dez

João Marcelo inaugura novo Cras do bairro Água Limpa

Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura realizou a inauguração do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Água Limpa. Além da comunidade do bairro, o equipamento será referência também para os moradores de Ville des Lacs, Estância do Estoril I e II, Solar da Lagoa, Vale dos Pinhais e Estância Alpina, abrangendo 2.500 pessoas.

O espaço, adaptado às normas de acessibilidade, oferece três salas de atendimento, sala para a coordenação e técnicos, banheiros, inclusive para pessoa com deficiência, e cozinha. O imóvel conta ainda com um anexo que possibilita a disponibilização de outros serviços, como os do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência da Mulher (CRM).

Antes da abertura do novo Cras, a população de Água Limpa e as outras comunidades próximas referenciadas acessavam os serviços por meio de uma unidade volante ou no Cras Noroeste. “Fizemos um estudo sobre a situação socioeconômica desses territórios e identificamos a necessidade de ampliar a estrutura e qualificar o atendimento. Agora, a assistência social estará mais próxima da população, por mais dias durante a semana, com o padrão de qualidade que o cidadão merece”, afirmou o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez.

Com a inauguração do Cras Água Limpa, Nova Lima passará a contar com seis unidades, incluindo o Cras Centro (Rua Domingos Rodrigues, 199, Centro), Cras Norte (Rua Tamandaré, 458, Cabeceiras), Cras Cruzeiro (Rua Eduardo Aymoré Jones, 320, Cascalho), Cras Nordeste (Rua São João, 165, Honório Bicalho) e Cras Noroeste (Rua Heston, 50, Jardim Canadá), além de três equipes volantes que atendem os territórios de São Sebastião das Águas Claras (Macacos), Galo, Mingu e Mina D’Água.

O que é o Cras?

É uma unidade pública que oferece serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. No Centro de Referência da Assistência Social (Cras), os cidadãos são orientados sobre benefícios oferecidos no município e podem se inscrever no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. Os atendimentos são destinados a famílias e indivíduos em situação grave de desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no CadÚnico, beneficiários do Programa Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Dentre as ações desenvolvidas pelo Cras, destacam-se:

  • Acompanhamento familiar
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
  • Oficinas com famílias
  • Benefícios eventuais
  • Palestras socioeducativas
  •  Encaminhamentos para outros serviços de assistência social

Por Gisele Maia
Foto: Redes Sociais

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas