27/jan

Aniversário de 130 anos de Castor Cifuentes, marca estreia do Villa Nova no Mineiro

O Villa Nova fará sua estreia no Campeonato Mineiro de 2023 no próximo dia 29 de janeiro, contra o América-MG. Além do confronto esportivo, a data também marca o aniversário de 130 anos do espanhol Castor Cifuentes, considerado o maior presidente da história do Leão do Bonfim.

Devido a um jogo adiado contra o Ipatinga, o Leão Bonfim estreia na competição na segunda rodada. Ipatinga e Betim disputam no STJD a presença no campeonato estadual, e o julgamento do pleno está marcado para terça-feira (31). Cifuentes foi presidente na época de ouro do Villa Nova, sendo o principal responsável por montar o esquadrão tetracampeão mineiro entre 1932 e 1935. Ele faleceu cinco meses após o último título, aos 42 anos.

Comandado pelo técnico Zé de Deus, o time base do Villa Nova na época de Cifuentes era formado por jogadores como Geraldão, Sérgio e Chico Preto; Zezé Procópio, Neco e Geninho; Tonho, Alfredo Bernardino, Perácio, Lêra e Canhoto. A consagração como dirigente do Villa Nova rendeu como homenagem o nome do estádio da cidade: Estádio Municipal Castor Cifuentes.

A devoção do espanhol Castor Cifuentes ao time e a sua abnegação ao futebol custaram caro. As gerações passadas e atuais da família Cifuentes defendem com vigor a tese segundo a qual a morte de Castor teve como motivo principal sua demissão do importante cargo de chefe da mina.

Numa época em que a Revolução Russa de outubro de 1917 fazia ecoar pelo mundo capitalista o pavor causado pelo ideário comunista, Castor Cifuentes foi defenestrado da Saint John Del Rey Mining Company Limited sob a “grave” acusação de ter participado de uma reunião no Sindicato dos Mineiros. De fato, Castor Cifuentes havia ido ao sindicato, porém, para tratar com os operários assuntos relacionados ao Villa Nova.

Por Jorge Marques

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas