Adeus a Zé Leite: Nova Lima se despede de Ãdolo do esporte e da poesia
Morreu nesta terça-feira (12) o ex-atleta nova-limense José Leite, figura querida e respeitada por sua traje ...
A TopMed, referência em telessaúde, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, demonstrou a viabilidade e os benefÃcios de implantar e operacionalizar o atendimento médico digital em áreas de urgência e emergência do SUS
A expansão da telemedicina no Sistema Único de Saúde (SUS) ganha cada vez mais impulso, aumentando a rede de serviços de saúde para a população, que se beneficia amplamente desse sistema de atendimento. A TopMed, empresa pioneira em telemedicina e telessaúde, divulgou os resultados de um projeto desenvolvido em parceria com a prefeitura de Porto Alegre que comprova como é possÃvel implantar e operacionalizar com sucesso a saúde digital nas áreas de urgência e emergência de prontos atendimentos do SUS.
A TopMed realizou 884 atendimentos em um perÃodo de um mês em um Pronto Atendimento de Porto Alegre. Inicialmente, todos os atendimentos foram conduzidos pela equipe de enfermagem, que fez triagens clÃnicas e repassou informações gerais e de saúde, utilizando canais como vÃdeo, telefone ou chat. De todos os desfechos das triagens clÃnicas, 83,4% das pessoas tiveram agendamento de teleconsulta médica e apenas 2% foram orientadas a buscar presencialmente atendimento de urgência e emergência. À distância, os médicos solucionaram 83,3% dos casos e encaminharam um total de 10,73% de pessoas para a rede de atenção primária. Os profissionais indicaram a apenas 5,97% o serviço presencial na unidade de pronto atendimento para coleta e realização de exames.
Os resultados reafirmam como a telemedicina pode reduzir o tempo de espera para atendimento médico, sendo a solução para diminuir consideravelmente as filas de espera em unidades de saúde. Na pesquisa de avaliação, os usuários demonstraram alto Ãndice de satisfação, concedendo nota 10 para o serviço prestado e para a agilidade do trabalho. A criação da Secretaria de Saúde Digital, em fevereiro deste ano, é mais um impulso para a telessaúde voltada à área pública. A TopMed, maior do setor na região Sul, oferece atualmente mais de 20 soluções em saúde digital, focadas em diferentes verticais, como B2G, B2B e B2B2C.
Por Antonio Montano
Foto: Maiana Perdomo
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário