12/ago

Wesley de Jesus precisa bater seu recorde de votação para ser fiel da balança na Câmara de Nova Lima

Thiago Carvalho – Como já mencionei em outras colunas, é improvável que algum partido eleja três vereadores nesta eleição em Nova Lima, devido à conta de divisão do quociente eleitoral em 2024. Contudo, se há uma chance, devemos analisá-la, e o ex-vereador Wesley de Jesus e seu partido, o Republicanos, estão trabalhando em cima dessa possibilidade

Com o cenário que se desenha, o grupo de Thiago Almeida deve eleger 7 vereadores, o grupo de João Marcelo 5, restando 3 das 15 vagas para o próximo mandato. É aí que entra o grupo de Wesley, sendo esse o fiel da balança para formar a maioria e vencer a mesa diretora no primeiro biênio 25/26.

Mas como o Republicanos pode conquistar essas três vagas remanescentes? Somente se o ex-vereador bater seu recorde como o mais votado da história de Nova Lima. Wesley obteve, em 2016, 2.290 votos, conquistando 4,5% dos votos válidos. Em 2016, foram 50.929 votos válidos para vereador em Nova Lima; já em 2020, em plena pandemia, foram 53.653, um crescimento de 5,3% dos votos válidos. Entendam, isso não é minha opinião, são números. Se Wesley mantiver sua porcentagem de votação, ele fará em 2024 cerca de 2.400 votos, batendo seu recorde.

“Ah, mas Thiago, qual a possibilidade disso acontecer?”, perguntam neste momento os mais céticos. Poucas, mas existem, e o que me faz pensar nisso é a saída de Vitor Penido do pleito, que no primeiro momento foi uma perda para o grupo, mas pode trazer um ganho político para o Republicanos. Isso porque, caso Penido mantivesse a candidatura pelo PL, ele não traria votos de legenda, que agora serão de Gilson Amorin, um ganho que, apesar de pequeno, faz diferença. O candidato a prefeito se torna um vereador a mais na conta. Além disso, Vitor teria que se dedicar à sua campanha majoritária, mas agora, o “Coronel” vai às ruas ao lado de quem? Isso mesmo, ele não tem obrigação com mais nenhum candidato, a não ser com seu fiel escudeiro Wesley de Jesus.

Sendo assim, meus leitores, caso o Republicanos eleja 3 vereadores, o partido será o fiel da balança na formação de maioria qualificada, que consiste em 2/3 dos vereadores que compõem o legislativo.

Compartilhar esta notícia:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas