Justiça garante participação popular em audiência sobre empreendimento minerário em Nova Lima
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assegurou uma vitória judicial que reforça o direito à partic ...
O projeto para a criação do Parque da Linha Férrea, que visa integrar áreas verdes e melhorar a mobilidade urbana entre Belo Horizonte e Nova Lima, entrou em consulta pública. O termo de acordo preliminar, que abrange uma área de 400 mil m² e 5,2 km de extensão, será discutido com a população em uma audiência marcada para quinta-feira (12), às 19h, no Colégio Santo Agostinho, no Vale dos Cristais, em Nova Lima
Fruto de um acordo firmado em junho entre o governo de Minas Gerais e as prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte, o projeto contempla a preservação ambiental, melhorias no trânsito entre os bairros Belvedere e Vila da Serra, e o reassentamento de famílias que vivem na área. Os terrenos pertencem atualmente à União.
Segundo a Prefeitura de Nova Lima, a consulta tem como objetivo “recolher subsídios e contribuições da população e entidades interessadas acerca do projeto”. As inscrições para participação na audiência, que é gratuita e aberta ao público, podem ser feitas pelo site www.parquedalinhaferrea.com.br
Além de fomentar a criação de um corredor ecológico, o parque deve servir como alternativa para o fluxo de veículos na região, que enfrenta congestionamentos diários. A proposta inclui a requalificação da área em torno da antiga linha férrea, que separa os dois municípios, e a implementação de espaços públicos para lazer e convivência.
A consulta pública é uma etapa crucial para a consolidação do projeto, que deve equilibrar preservação ambiental e desenvolvimento urbano em uma das regiões mais valorizadas da Grande BH.
Por Jorge Marques
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário