Adeus a Zé Leite: Nova Lima se despede de ídolo do esporte e da poesia
Morreu nesta terça-feira (12) o ex-atleta nova-limense José Leite, figura querida e respeitada por sua traje ...
Após anunciar a realização de um leilão de cavalos recolhidos nas ruas, a Prefeitura de Nova Lima suspendeu o certame depois de a divulgação gerar polêmica pelas redes sociais. No total, nove animais seriam leiloados nesta terça-feira (17), com lance mínimo de R$ 50, na Associação Comercial e Empresarial (ACE).
De acordo com o edital, os animais vendidos seriam aqueles em estado de abandono. que foram capturados e não retirados pelos tutores no período de 60 dias.
Tão logo as informações sobre o leilão foram publicadas nas redes sociais da prefeitura, diversas instituições de defesa dos animais se posicionaram sobre o assunto. “Existe algo mais ultrapassado que isto? Como cobrar ‘quem paga mais por uma vida’?! Estamos no século XXI. Animais não são objetos, por mais que insistam nisso”, publicou o Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA).
“Esses equídeos precisam ser doados com termo de responsabilidade, sem exploração, sem escravidão”, reforçou o BH Sem Tração Animal.
Em nota, a prefeitura afirmou que decidiu suspender o leilão após se reunir com entidades e grupos ligados à causa de proteção e bem-estar animal. “Até verificar a maneira mais adequada de destinação dos animais de grande porte (equinos) no município”, completou.
Recolhimento dos animais
Conforme Decreto Municipal 7.904/2018, tutores de animais pegos nas ruas de Nova Lima em condições de maus-tratos serão notificados e terão 15 dias para reavê-los. A restituição só acontece “mediante pagamento de multas, taxas e despesas com a remoção e estada pelo tempo de permanência dele no ‘depósito’”. Após os 15 dias, será publicado no jornal “A Cidade” edital contendo as especificações do animal, e o tutor tem 60 dias para reclamá-lo. De acordo com o decreto, é proibida a permanência de animais, soltos ou amarrados, para pastar em lotes e vias públicas.
O novo certame não tem uma nova data para ocorrer, segundo a prefeitura, até que seja verificada a maneira mais adequada de destinação dos animais de grande porte (equinos) recolhidos.
Por Gisele Maia
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário