Adeus a Zé Leite: Nova Lima se despede de ídolo do esporte e da poesia
Morreu nesta terça-feira (12) o ex-atleta nova-limense José Leite, figura querida e respeitada por sua traje ...
As Defesas Civis estadual e municipal de Nova Lima, com o apoio da mineradora Vale, realizarão no dia 21 de outubro, às 10h, simulado prático de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens B3/B4, B6, B7 e Taquaras, da mina de Mar Azul; barragem 5, da mina da Mutuca; e Capão da Serra, da mina de Tamanduá; todas localizadas em Nova Lima.
Cerca de 100 pessoas do distrito de Macacos participaram da atividade preventiva. No horário do simulado, os moradores foram avisados por meio do toque real de sirenes seguiram as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Segundo a mineradora, antes do toque sonoro é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado.
O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência.
De acordo com a Vale, foram tomados todos os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, segundo as orientações das autoridades de saúde do município, tendo como foco a segurança dos trabalhadores e dos moradores das localidades.
Como medida preventiva, durante a execução das atividades teve interdição temporária do trânsito de veículos em algumas vias.
As estruturas B6, B7, Capão da Serra e Taquaras possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, a barragem 5 encontra-se em nível 1 de emergência e B3/B4 permanece inativa e em nível 3 de emergência, com moradores da ZAS já realocados.
Por Gisele Maia
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário