18/nov

Moradores de Raposos fazem audiência pública sobre transporte

A concessionária de ônibus Saritur é responsável pelo transporte de passageiros entre a cidade de Raposos e as cidades de Nova Lima e Belo Horizonte. Com o objetivo de aprimorar essa prestação de serviços, um grupo de moradores organiza nesta sexta-feira (18) audiência pública sobre transporte intermunicipal.

Segundo os moradores, uma das demandas é o esclarecimento sobre o contrato, que está em vigor há mais de 30 anos, que chegou a ser objeto de denúncias ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Cobram também melhorias nos horários de transporte, na qualidade do atendimento à população, denunciam ônibus sucateados e superlotados, além do alto preço das passagens, que não correspondem à qualidade do serviço prestado pela empresa.

“É muito descaso com a população, com a passagem cara poderiam colocar ônibus de qualidade, a maioria das pessoas não conseguem trabalho pelo valor da passagem. Quando chove temos que abrir sombrinhas, chove mais dentro do ônibus que do lado de fora. Tem também o problema dos deficientes que aquele elevador não funciona em nenhum ônibus.” Diz Márcia Rodrigues Tomaz, moradora do bairro Matadouro em Raposos.

O que diz a prefeitura

Em contato com o Jornal Minas, o executivo municipal informou que o município de Raposos aderiu ao programa RMBH Fiscaliza, que tem por objeto a fiscalização do transporte intermunicipal na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A parceria firmada entre o município e o DER/MG garante condições de segurança, conforto e higiene dentro dos ônibus, cumprimento de horários, limites de capacidade, entre outros.

“A expectativa é que, com o esforço conjunto dos gestores públicos propostos pelo programa, as medidas sanitárias no transporte metropolitano sejam fortalecidas, preservando ainda mais a saúde e a segurança dos usuários e incentivando as concessionárias a melhorar a qualidade da prestação dos serviços.

Atualmente, a Raposos conta com dois servidores que realizam vistorias. Os Agentes de Trânsito e Transporte passaram por treinamento online e presencial por cinco dias, o que garantirá que a inspeção ocorra de maneira ordenada e comprometida.

Em uma semana de operações, os resultados já são perceptíveis, dois ônibus já foram avisados ​​com luzes de freio, flechas, problemas de limpeza, entre outros. A resposta foi imediata, Raposos agora tem ônibus mais limpos e bem conservados, o que foi bem aceito pela população”. Afirma a secretária de administração Célia Antônia Soares.

A reportagem do Jornal Minas entrou em contato com a empresa Saritur, porém até o fechamendo desta matéria não obtivemos retorno.

Audiência Pública

Local: Salão da Casa Paroquial – Rua Padre Antônio Maria, nº 41, Centro
Data: 18 de novembro de 2021
Horário: 19:00

Por Gisele Maia

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas