22/ago

AngloGold fecha galpão de comércio e quer despejar moradores em Nova Lima; comunidade contesta a ação da mineradora e critica a omissão da prefeitura

Na noite desta quarta-feira (21), um galpão de uma empresa que emprega 45 funcionários foi lacrado após a mineradora AngloGold Ashanti obter na Justiça uma ordem de reintegração de posse no bairro Areião do Matadouro, localizado na região central de Nova Lima. A ação ainda inclui o despejo de moradores da área, provocando revolta na comunidade local

Thiago Carvalho, repórter do Jornal Minas, esteve no local a convite dos moradores, que alegam arbitrariedade por parte da mineradora. Segundo os relatos colhidos pela reportagem, as famílias e comerciantes afetados estão estabelecidos na região há muitos anos, onde construíram suas casas e negócios. Eles afirmam possuir um processo de usucapião em andamento e questionam a legitimidade da ação judicial movida pela AngloGold.

Ainda de acordo com os moradores, a empresa tem utilizado máquinas e colocado pedras no curso do ribeirão que passa paralelo à rua, o que seria uma tentativa de dificultar a vida dos moradores. Tentativas de diálogo com a Prefeitura de Nova Lima, a AngloGold e a Câmara de Vereadores foram relatadas, mas, segundo os afetados, todas as tentativas foram frustradas, sem que as demandas da comunidade fossem ouvidas.

Em um documento apresentado à reportagem, datado de março de 2021, a Justiça teria reconhecido que a AngloGold não possui legitimidade para reivindicar a posse do terreno, que pertence à Prefeitura de Nova Lima. No entanto, a empresa continua a agir para a retirada dos moradores e comerciantes.

Devido ao horário da ação, que ocorreu fora do expediente comercial, não foi possível obter um posicionamento da mineradora ou da prefeitura. Assim que houver um pronunciamento oficial, a notícia será atualizada.

Para mais detalhes sobre o caso, acompanhe a cobertura completa de Thiago Carvalho nas plataformas do Jornal Minas.

Por Gisele Maia
Foto: Reprodução

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas