Briga por moto entre amigos termina em facada no bairro Mina D’Água
Uma briga que começou por causa de uma moto terminou em sangue no bairro Mina D’Água, em Nova Lima. Dois a ...
Uma gravação recebida pelo Jornal Minas mostrou que, após o encerramento do Bloco da Taioba no Carnaval de Nova Lima, uma viatura da Polícia Militar circulou pela Praça Bernardino de Lima lançando spray de pimenta contra cidadãos e comerciantes. O episódio, que afetou inclusive idosos e crianças presentes no local, provocou críticas quanto à proporcionalidade e à legalidade da ação
Ver essa foto no Instagram
Comerciantes e foliões se manifestaram contra a atitude das forças de segurança, afirmando que não havia indícios de tumulto ou violência que justificassem o uso do spray. “Não havia indícios de tumulto ou violência que justificassem o uso do spray. A medida não só colocou em risco a saúde das pessoas, mas também prejudicou os comerciantes que continuavam suas atividades após o bloco”, declarou um barraqueiro.
Ver essa foto no Instagram
Juristas consultados pelo Jornal Minas ressaltaram que não há respaldo legal para medidas que se assemelhem a um toque de recolher, pois inexistem decretos municipais ou leis que imponham tais restrições. Especialistas lembraram, ainda, de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que apontaram a inconstitucionalidade de decretos que limitem indiscriminadamente a liberdade dos cidadãos sem fundamentação adequada.
Diante da repercussão do caso e das cobranças de comerciantes, foliões e imprensa, a Prefeitura de Nova Lima emitiu um comunicado oficial. Segundo o texto, assim que tomou conhecimento dos fatos ocorridos nesta sexta-feira (21), a administração municipal entrou em contato com o comando da Polícia Militar, que informou a instauração de um procedimento investigatório para o devido esclarecimento dos acontecimentos.
Ver essa foto no Instagram
A administração municipal reafirmou seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos cidadãos e visitantes. Em comunicado, destacou que já estava agendada uma reunião para a próxima segunda-feira (24) com as forças de segurança e a equipe organizadora do Carnaval, com o objetivo de alinhar ações de prevenção e monitoramento dos eventos, garantindo a tranquilidade durante as festividades.
Por Thiago Carvalho
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário