Saneamento, licenças e contrapartida de moradia: as perguntas sem resposta sobre o Bellagio – Mais descaso da prefeitura de Nova Lima
Por Adriano Sidney – A máxima é antiga, mas continua atual: não existe almoço grátis. E quando se t ...
A Câmara Municipal de Nova Lima lançou, na noite dessa segunda-feira (19), o projeto Câmara nas Escolas, iniciativa que tem como objetivo aproximar os jovens da política e fortalecer a formação cidadã por meio da vivência prática do processo legislativo. O evento de lançamento foi realizado no Plenário da Casa e contou com a presença de vereadores, autoridades, educadores, alunos e membros da comunidade
A programação da noite também contou com uma apresentação cultural do coletivo de rap Batalha CTR, de Nova Lima. Por meio de rimas autorais e improvisos, os artistas promoveram reflexões sobre juventude, política e cidadania.
Estiveram presentes na solenidade o Presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, Thiago Almeida; o Vice-presidente, Vereador Zelino; os vereadores Álvaro Azevedo, Wesley de Jesus, Mael, Viviane Matos e Nilton Cruz; o Defensor público da Comarca de Nova Lima, Dr. Eduardo Rodrigues; as diretoras Rafaela Correia (EE Josefina Wanderley), Vanessa Drummond (EE Deniz Vale), Patrícia Dutra (EE Maria Josefina Sales Wardi) e Vânia Vito (EE Augusto de Lima); Normando Brito, representando a Escola Estadual João Felipe da Rocha; além de representantes da OAB, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), coordenadores dos projetos legislativos, ex-vereadores e demais autoridades do município.
Com duração prevista de maio a dezembro de 2025, o projeto será implementado inicialmente em cinco escolas estaduais do município: Maria Josefina Sales Wardi, Josefina Wanderley Azeredo, João Felipe da Rocha, Deniz Vale e Augusto de Lima.
Durante a cerimônia, a Coordenadora de Projetos da Casa, Juliana Rocha, destacou que o Câmara nas Escolas busca colocar Nova Lima no mapa da formação cidadã e oferecer aos jovens um caminho de conhecimento, emancipação e protagonismo. “Queremos formar lideranças que façam mudanças reais em nossa cidade”, afirmou.
Representando a Escola Estadual João Felipe da Rocha, Normando Brito, falou em nome das demais unidades de ensino participantes e destacou a importância da iniciativa para a formação cidadã dos estudantes: “Ao levar o Poder Legislativo para dentro das escolas, a Câmara demonstra sensibilidade e visão de futuro. Essa aproximação permite que os jovens compreendam melhor seus direitos e deveres e se vejam como protagonistas na construção de uma sociedade mais justa e participativa. ”
A programação será dividida em etapas. Na primeira fase, os estudantes participarão de encontros educativos sobre temas como democracia, cidadania, fake news, o funcionamento do Legislativo e a importância da participação social para o desenvolvimento da cidade. As atividades contam com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A proposta tem despertado o interesse dos estudantes, que já começam a refletir sobre o papel da política em suas vidas. A estudante Bárbara Leal, de 17 anos, da Escola Estadual João Felipe da Rocha, compartilhou sua visão sobre o projeto: “O Câmara nas Escolas mostra o quanto é importante falar sobre política com os jovens. Estamos numa fase de aprendizado, e entender como tudo funciona nos faz perceber que a política não é importante só dentro da escola, mas também fora dela, e que nós, jovens, também podemos fazer parte disso”, afirma.
A partir de agosto, cada escola elegerá três representantes por meio de um processo eleitoral simbólicos. Os 15 alunos eleitos atuarão como “vereadores jovens” e vivenciarão de perto o funcionamento da Câmara Municipal, acompanhando sessões, votações e atividades legislativas.
Na etapa final, cada escola irá desenvolver um projeto de lei, que será apresentado a uma banca avaliadora. A proposta mais bem elaborada será selecionada para ser colocada em prática no município.
O Presidente da Câmara, Vereador Thiago Almeida, destacou o compromisso da Casa com a transformação social por meio da educação política: “Nosso objetivo é aproximar as pessoas da política e mostrar que ela faz parte do mundo real. O presente se constrói agora, com ações concretas dentro das escolas e também aqui, no espaço público que é a Câmara. Esse projeto é uma forma de viver a cidadania desde já. ”
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário