12/set

Casal de Raposos é deportado do México

Segundo reportagem do O Tempo o casal de Raposos João Paulo Araújo, 30, e Débora Silva, 24, foram deportados da cidade de Cancún no México, a entrada dos dois foi negada e o casal teve que retornar para o Brasil.

Dono de uma loja de lanternagem, João Paulo conta que essa seria a primeira vez que ele sairia do país — e também suas primeiras férias em sete anos, depois de muito trabalho juntando dinheiro para se casar e viajar com a esposa. Ele descreve que, ao chegarem ao aeroporto de Cancún, após uma parada no Panamá, eles passaram pela primeira entrevista de imigração e, em seguida, foram direcionados a uma segunda sala para uma segunda conversa, mais tensa.

Além das perguntas de praxe nos processos de entrada em outro país, como tempo de permanência da pessoa na cidade, João diz que o funcionário insistia para saber detalhes do trabalho do brasileiro e se o casal tinha filhos.

Eles chegaram no México na quarta (9) e só conseguiram chegar ao Brasil dois dias depois. A situação ainda piorou quando João Paulo e Débora desembarcaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A companhia aérea incluída no pacote que compraram não forneceu o voo até BH, que agora eles terão de pagar do próprio bolso.

Aumento das Deportações

A história do casal tem se tornado mais comum: no primeiro semestre deste ano, a Polícia Federal de Minas Gerais divulgou uma nota em que alertava que o número de deportações de brasileiros neste ano foi quatro vezes maior do que no mesmo período de 2020 e 2019, pré-pandemia. Por trás da alta, segundo analistas, está o fechamento do cerco a imigrantes ilegais que usam o país como passagem para os EUA.

“México fecha cerco a latinos, de olho em imigração ilegal. O perfil do casal, jovem, sem filhos ou histórico de viagens ao exterior, pode ser o que chamou a atenção das autoridades, por se enquadrar em um perfil de imigração ilegal.” Pontua a socióloga Sueli Siqueira.

Por Redação
Com Informações de O Tempo

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas