Justiça garante participação popular em audiência sobre empreendimento minerário em Nova Lima
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assegurou uma vitória judicial que reforça o direito à partic ...
Programação nos dias 28 e 29 de outubro terá oficinas, trilhas, recreação infantil, jogos, feira sustentável e outras atividades; unidade recebeu mais de 250 mil visitantes desde sua criação
Espaço referência em educação ambiental e preservação do bioma Mata Atlântica em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Centro de Educação Ambiental (CEA) da AngloGold Ashanti terá nos dias 28 e 29 de outubro uma agenda especial. A unidade vai celebrar seus 23 anos com uma programação divertida, gratuita e aberta ao público. Crianças e adultos poderão aproveitar o sábado e o domingo com atividades ao ar livre e ainda soprar as velinhas, em comemoração às mais de duas décadas, ao lado de um dos mascotes do CEA, o Naturelê.
A lista de ações é extensa. No dia 28, a comemoração será entre 10h e 13h, com passeio nas ecotrilhas do CEA, exposição de objetos do Centro de Memória AngloGold Ashanti e atividades lúdicas para crianças. Já no domingo, 29, também das 10h às 13h, haverá recreação infantil; pintura facial com brincadeiras e gincanas; trilhas; desenhos e pinturas para colorir; oficinas de práticas sustentáveis (aromaterapia, sais terapêuticos e alimentos saudáveis), entre outras iniciativas.
Haverá ainda distribuição de pipoca e algodão doce e, na área da arquibancada, será montada uma feira sustentável com exposição e venda de produtos da região.
A programação inclui também empregados da AngloGold Ashanti que, na sexta-feira, 27/10, participam de uma ecotrilha noturna guiada, entre 18h e 20h; e no domingo, 29/10, vão compor um grupo de 40 pessoas para participar da 1ª edição do Expresso CEA. Entre 10h e 12h, eles farão uma visita à unidade, com atividades nas ecotrilhas e dinâmica.
Um grupo de 80 alunos do projeto “Da Escola Para o Mundo”, desenvolvido em parceria com a Escola Municipal David Finlay, em Nova Lima, também terá uma agenda especial no CEA. Entre 13h30 e 15h30 da sexta-feira (27/10), eles e seus professores participam do encerramento do projeto e de uma atividade em comemoração ao aniversário.
O Centro de Educação Ambiental é um importante ativo ambiental da AngloGold Ashanti na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Localizado no interior da Reserva do Patrimônio Particular Natural (RPPN) Mata Samuel de Paula, a unidade funciona como espaço de interações e vivências socioambientais, ações educativas e de preservação ambiental. A RPPN ocupa uma área de 147 hectares (aproximadamente 205 campos de futebol) de Mata Atlântica e Cerrado preservados, com 510 espécies de plantas, mais de 220 espécies de aves, 45 de mamíferos, 38 de anfíbios e 22 tipos de répteis.
Aberto ao público e com entrada gratuita, o CEA se transformou em espaço referência de qualidade de vida para a comunidade, a partir do contato com a natureza. Ao longo dessas mais de duas décadas, a unidade recebeu cerca de 257 mil visitantes para atividades socioambientais, o que representa uma média de 11 mil pessoas por ano.
Na avaliação do supervisor de Educação Ambiental da AngloGold Ashanti, Diego Pereira, o CEA chega aos 23 anos como um espaço de desenvolvimento sustentável relevante e consolidado. “Além de promover a conservação de parte do bioma ainda remanescente em nosso estado e em nosso país, ele permite à sociedade se integrar ao meio ambiente, vivenciar práticas lúdicas e educativas e a aprimorar o papel de cidadãos, levando valores ambientais para casa e reverberando em outros ambientes”, afirma.
Atualmente, 100% da energia consumida pelo Centro é de fonte sustentável: 95% solar, por meio de placas fotovoltaicas, e os 5% restantes por meio de geração hidrelétrica zero carbono certificada.
Além disso, possui biodigestor para resíduos orgânicos e sistema de reaproveitamento de água de chuva.
O CEA fechou o primeiro trimestre deste ano apresentando inovações para contribuir, em parte, com o processo de neutralização de emissão de dióxido de carbono da AngloGold Ashanti. O objetivo global da companhia é zerar, até 2050, a emissão de gases de efeito estufa (escopos 1 e 2).
Para isso, uma das iniciativas é a plataforma educativa, que oferece uma visão ampliada sobre o bioma da Mata Atlântica e permite conhecer cada detalhe da RPPN Mata Samuel de Paula. Com ajuda da tecnologia, a população pode saber, por exemplo, qual a quantidade total de carbono armazenado na unidade, ou seja, qual é a contribuição da floresta para a redução da emissão desse gás na atmosfera.
Atualmente, são 23.127,69 toneladas de carbono armazenadas na reserva, o que equivale à quantidade de gás carbônico liberada em mais de 90 mil viagens de carro (4.120 km) de Porto Alegre (RS) a Rio Branco (AC). A plataforma foi desenvolvida em parceria com a startup BioFlore.
SERVIÇO:
ANIVERSÁRIO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Programação aberta ao público:
28/10 – Sábado
Horário: 10h às 12h
29/10 – Domingo
Horário: 10h às 13h
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário