09/ago

CPE da Câmara de Nova Lima finaliza oitivas de cassação do vereador Tiago Tito

A Comissão Processante formada na Câmara Municipal de Nova Lima, responsável por analisar a denúncia de quebra de decoro parlamentar contra o vereador Tiago Tito finalizou, nesta sexta-feira (06), da fase das oitivas de testemunhas. A reunião foi conduzida pelos membros da comissão sendo composta pela vereadora Juliana Sales como presidente, Danúbio Machado, relator e da vereadora Viviane Matos. Além dos vereadores que compõem a Comissão, também participou da reunião, o advogado Mariel Marra, autor do pedido de cassação do vereador. Nos dois dias de oitivas, foram ouvidas 15, testemunhas.

1º dia das Oitivas

Foram convocadas ao todo 20 testemunhas e, n0 primeiro dia de depoimentos, foram ouvidas 5 testemunhas arroladas pelo denunciante, o advogado Mariel Marra. Dentre as testemunhas do denunciante, 3 delas não compareceram e justificaram a ausência. O denunciante pediu a dispensa da oitiva das referidas testemunhas.

Após 9 horas de oitivas, a presidente da Comissão Juliana Sales avalia que a reunião foi produtiva e a comissão conduziu os trabalhos de forma séria e técnica  “Essa é uma da fases mais importantes do processo e conseguimos nesse primeiro dia extrair informações valorosas. Amanhã retomamos os trabalhos”, afirma a vereadora.

2º dia das Oitivas

A presidente da Comissão, a vereadora Juliana Sales abriu o segundo dia de trabalho e deu continuidade aos depoimentos das testemunhas. Da Penitenciária Nelson Hungria, o chefe de gabinete, Thiago Melo, foi a primeira testemunha ouvida pela comissão, acompanhado também do vereador Tiago Tito e do seu advogado. Logo após o seu depoimento, a Comissão deu seguimento às oitivas das testemunhas. Todas elas responderam os apontamentos do advogado Mariel Marra, dos membros da Comissão e do denunciado. Nesta fase de oitivas, foram ouvidas 7 testemunhas arroladas pelo denunciante e 8 pelo denunciado.

Mariel Marra 

Para o Advogado Mariel Marra, estes dois dias foram intensos e se caracterizaram pela tentativa do vereador Tiago Tito em desqualificar as testemunhas.

“Apesar das tentativas do acusado em desacreditar a testemunha Lorena, isso foi em vão, pois analisando tecnicamente o depoimento das testemunhas de defesa, boa parte delas aparecerem com frases ensaiadas e com a nítida intensão de atacar a honra e a moral de quem delatou o esquema.” afirma Marra.

Para ele Lorena foi extremamente corajosa ao enfrentar esse esquema de rachadinha e respondeu todas as questões com muita firmeza. “Ao ser questionada diretamente pelo acusado Tiago Tito, ela não se deixou intimidar pelas frequentes agressões verbais que lhes eram dirigidas. Apesar das interferências da Presidente da Comissão Vereadora Juliana pra evitar aquelas agressões, o acusado demonstrou absoluto desrespeito com os trabalhos da comissão, inclusive mentindo descaradamente ao final do primeiro dia, dizendo que a carceragem precisava retornar com o acusado para a cela às 18:00. A mentira foi descoberta no dia seguinte quando a própria penitenciária Nelson Hungria entrou em contato com a Comissão para informar que em momento algum foi pedido que o acusado voltasse para a cela.” Conclui o advogado.

Próximos passos

Na próxima semana, na sexta-feira (13), será realizado o depoimento do denunciado. Após essa fase de instrução, a Comissão emitirá um parecer ao plenário que definirá a cassação ou não do mandato do parlamentar. O parecer da Comissão será direcionado para a plenária e os vereadores votarão pela aprovação ou recusa do documento. Para a presidente da Comissão, Juliana Sales, foram dois dias intensos e desafiadores e agora a comissão tem a missão de analisar e avaliar minuciosamente todos os dados trazidos nas oitivas. “Reafirmo o compromisso que temos com a população em conduzir esse trabalho de forma profissional e técnica”. Afirma a vereadora.

Por Thiago Carvalho

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas