09/mar

CPI das Mineradoras em Nova Lima convoca Vale, Vallourec e CEMIG

A CPI foi instaurada para investigar os empreendimentos minerários em razão dos danos sociais sofridos pelo município de Nova Lima em janeiro deste ano. A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instituída após o pedido do vereador Silvânio Aguiar, afim de apurar as responsabilidades da mineradora Vallourec no desastre ocorrido na cidade após o o rompimento de um dique da mina de pau ferro.

A Barragem da Mina de Pau Branco, da Vallourec, localizada em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, transbordou na manhã do sábado (8/2). A lama invadiu a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, na altura do condomínio Alphaville, impedindo o trânsito na rodovia nos dois sentidos. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

O transbordamento de lama da mina do Pau Branco, da Vallourec,, foi causado por material sólido da pilha Cachoeirinha, que foi carreado para o Dique Lisa, em função das chuvas excessivas. A informação foi divulgada pela Vallourec.

Convocação

O vereador Silvânio Aguiar pediu que fosse realizada uma visita técnica a mina, segundo o vereador o risco de aumento abrupto do volume hídrico que tais empreendimentos oferecem para o Ribeirão Macacos e Rio das Velhas é crítico. Também, a pedido do vereador, serão convocados:

  • Mineradora Vale S/A
  • Vallourec Mineração Ltda
  • CEMIG
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima
  • Comando da Guarda Civil Municipal de Nova Lima
  • Prefeitura de Nova Lima
  • Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

Membros da CPI

O Presidente da Câmara de Nova Lima nomeou, no dia (15/02), os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigação de empreendimentos minerários na região, em razão dos danos sociais e ambientais sofridos pelo munícipio de Nova Lima, em 08 de janeiro de 2022. Os membros que compõem a CPI são: Vereador Silvânio Aguiar Silva, Vereadora Viviane Gomes de Matos, Vereador Cláudio José de Deus, Vereador Joselino Santana Dias, Vereador José Carlos de Oliveira (Boi).

O que a CPI vai investigar

A CPI terá entre suas funções:

  • Apurar os danos e responsabilidades socioeconômicas e socioambientais causados possivelmente pela onda de sedimentos e rejeitos da empresa Vallourec; * Também compõe o escopo da Comissão investigar possíveis danos gerados pela cargade de água das barragens B1 e B3 da Vale;
  • Analisar os resíduos bioquímicos depositados nos locais atingidos pelas águas;
  • Investigar se a Defesa Civil autorizou a abertura de compotas na data dos fatos, bem como se houve excessiva demora na ação em Nova Lima;
  • Promover uma ação ampla e independente de todos os empreendimentos minerários que possuem impacto socioambiental em nossa região, incluindo os clandestinos que possam existir.

Por Thiago Carvalho

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas