31/out

DIREITA DE NOVA LIMA DECIDIRÁ ELEIÇÕES EM 2024

Ontem acompanhamos o resultado da eleição presidencial e o estabelecimento da polarização no Brasil, em Nova Lima não foi diferente. A direita conseguiu aumentar sua base em mais de 5 mil votos no segundo turno no município, com a diferença permanecendo em apenas 2,2% dos votos válidos. Muitos dos votos petistas foram de rejeição o presidente Jair Bolsonaro (PL). Situação que não ocorrerá nas eleições municipais em um cenário polarizado.

No entanto, como esperado, havia uma prévia das eleições de 2024 em andamento. Foi possível ver membros do governo comemorando ao lado do ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PT), possível adversário de João Marcelo (Cidadania) em 2024. Isto deve ligar um sinal de alerta, já que o petista não conseguira angariar votos da direita governista, porém seus ex-companheiros de governo já sinalizaram para 2024.

Nesse cenário, João Marcelo terá que dialogar com a direita nova-limense, que não migra votos para o PT, no entanto, se conseguir se agrupar em torno de um nome, a base que sentiu falta a presença do prefeito na campanha 2022 pode migrar.

Uma comparação entre os mapas eleitorais de Nova Lima 2020 e 2022 mostra uma grande margem de crescimento para João Marcelo onde a direita teve bom percentual de votos válidos este ano, como nas regionais Nordeste e Norte e parte da sede.

Por Thiago Carvalho

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas