Ônibus da Saritur colide com ponto de ônibus no Centro de Nova Lima
Um ônibus da empresa Saritur colidiu com um ponto de ônibus na Rua Dr. Aníbal Moraes Quintão, no Centro de ...

A comunidade escolar de Macacos ganhou um aliado no processo de aprendizagem. Desde o início de março, professores e alunos da Escola Municipal Rubem Costa Lima têm acesso a um conjunto de estratégias inéditas em Minas Gerais, desenvolvidas para estimular a inovação, a criatividade, a resolução de problemas e a diversão na sala de aula. O Trilhas do Saber Aprendizagem Criativa é uma iniciativa da Vale que utiliza o Programa de Aprendizagem Criativa da Faber-Castell e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima.
Lançada em 2018 pela Faber-Castell, a metodologia usada no projeto já impactou mais de 10 mil alunos em vários estados do Brasil. Em um ambiente repleto de criatividade e com acesso a materiais como tecidos, botões e lápis de cor, as crianças serão estimuladas a desenvolver projetos conectados aos conteúdos curriculares. “Essa metodologia favorece o desenvolvimento de uma série de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo a principal delas a própria criatividade. Também serão trabalhados o pensamento crítico, o trabalho em equipe e o uso significativo, reflexivo e ético da tecnologia”, explica o Analista de Desenvolvimento Social da Vale, Felipe Faria.

AS EQUIPES PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS RECEBERÃO FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DURANTE 3 ANOS. (Foto: Divulgação Vale)
Para que as equipes pedagógicas das escolas atuem como facilitadores do processo, elas receberão formação e acompanhamento durante três anos. “Além disso, vamos envolver os familiares dos alunos. Acreditamos que, dessa forma, a aprendizagem será potencializada”, completa Faria.

O PROJETO TRANSFORMA AS SALAS DE AULA EM MICROMUNDOS DE APRENDIZAGEM. (Foto: Divulgação Vale)
A ideia é transformar as salas de aula em micromundos de aprendizagem, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de diversas formas. Imersos em uma Floresta Encantada ou em uma Exploração Submarina, com os mais variados recursos para criar e aprender, os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem, tendo o professor como um parceiro e mediador. “Entendemos que a criatividade é uma habilidade fundamental para as pessoas no mundo atual e, por meio do programa, instrumentalizamos e estimulamos esse pensamento criativo de forma estruturada nas crianças, preparando-as para lidar com desafios e serem bem-sucedidas na vida pessoal e profissional”, explica Bruna Tedesco, Diretora de Inovação e Novos Negócios da Faber-Castell Brasil.
Por Redação
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário