Adeus a Zé Leite: Nova Lima se despede de ídolo do esporte e da poesia
Morreu nesta terça-feira (12) o ex-atleta nova-limense José Leite, figura querida e respeitada por sua traje ...
A comunidade escolar de Macacos ganhou um aliado no processo de aprendizagem. Desde o início de março, professores e alunos da Escola Municipal Rubem Costa Lima têm acesso a um conjunto de estratégias inéditas em Minas Gerais, desenvolvidas para estimular a inovação, a criatividade, a resolução de problemas e a diversão na sala de aula. O Trilhas do Saber Aprendizagem Criativa é uma iniciativa da Vale que utiliza o Programa de Aprendizagem Criativa da Faber-Castell e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima.
Lançada em 2018 pela Faber-Castell, a metodologia usada no projeto já impactou mais de 10 mil alunos em vários estados do Brasil. Em um ambiente repleto de criatividade e com acesso a materiais como tecidos, botões e lápis de cor, as crianças serão estimuladas a desenvolver projetos conectados aos conteúdos curriculares. “Essa metodologia favorece o desenvolvimento de uma série de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo a principal delas a própria criatividade. Também serão trabalhados o pensamento crítico, o trabalho em equipe e o uso significativo, reflexivo e ético da tecnologia”, explica o Analista de Desenvolvimento Social da Vale, Felipe Faria.
AS EQUIPES PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS RECEBERÃO FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DURANTE 3 ANOS. (Foto: Divulgação Vale)
Para que as equipes pedagógicas das escolas atuem como facilitadores do processo, elas receberão formação e acompanhamento durante três anos. “Além disso, vamos envolver os familiares dos alunos. Acreditamos que, dessa forma, a aprendizagem será potencializada”, completa Faria.
O PROJETO TRANSFORMA AS SALAS DE AULA EM MICROMUNDOS DE APRENDIZAGEM. (Foto: Divulgação Vale)
A ideia é transformar as salas de aula em micromundos de aprendizagem, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de diversas formas. Imersos em uma Floresta Encantada ou em uma Exploração Submarina, com os mais variados recursos para criar e aprender, os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem, tendo o professor como um parceiro e mediador. “Entendemos que a criatividade é uma habilidade fundamental para as pessoas no mundo atual e, por meio do programa, instrumentalizamos e estimulamos esse pensamento criativo de forma estruturada nas crianças, preparando-as para lidar com desafios e serem bem-sucedidas na vida pessoal e profissional”, explica Bruna Tedesco, Diretora de Inovação e Novos Negócios da Faber-Castell Brasil.
Por Redação
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário