29/ago

Fim da novela! Justiça confirma condenação do ex-vereador Tiago Tito, tornando-o inelegível por 8 anos; ele pode voltar a cumprir pena na prisão

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais confirmou, na tarde desta quinta-feira (29), a sentença que torna o ex-vereador de Nova Lima, Tiago Tito, inelegível. A decisão unânime foi proferida pelos três desembargadores que compõem a 8ª Câmara Criminal, encerrando as esperanças do ex-parlamentar de concorrer às eleições municipais deste ano em Nova Lima

Tito havia registrado sua candidatura pelo PRD, apesar de já ter sido condenado por envolvimento em um esquema de “rachadinha” durante seu mandato anterior. Em 2021, ele foi preso preventivamente durante a Operação Leão, conduzida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e ficou detido por nove meses por ameaçar testemunhas, o que resultou na perda de seu mandato em 2022.

As investigações, lideradas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), revelaram que Tiago Tito exigia que sua assessora parlamentar, Lorena Cristina, devolvesse uma parte grande de seu salário para manter o cargo. A prática foi repetida em pelo menos cinco ocasiões, segundo o inquérito. O caso se agravou quando, em dezembro de 2020, Tito visitou a casa de Lorena Cristina, ameaçando-a e oferecendo uma propina de R$ 20 mil para que ela retirasse as denúncias.

Com a confirmação da sentença, Tito está agora inelegível por um período de oito anos. Além disso, ele pode ser obrigado a cumprir o restante de sua pena na prisão. A decisão impede que ele retorne à Câmara Municipal de Nova Lima, onde havia atuado até sua prisão em 2021.

Por Thiago Carvalho
Foto: Reproduação

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas