Só vereador medíocre defende a cadeia no Centro de Nova Lima — a OUC acabará com isso em 24 meses
Por Thiago Carvalho: Boa noite! Vamos falar sem rodeios: a retirada da cadeia do Centro de Nova Lima é uma a ...
O chamado Terceiro Setor é formado por organizações sem fins lucrativos que prestam serviços públicos. São mais popularmente conhecidas por Organizações Não Governamentais, ou ONGs.
A ideia principal dessas organizações é gerar impacto positivo na sociedade, através de diversas ações, para torná-la menos desigual.
Quase 3 milhões de pessoas possuem vínculos de emprego em OSCs brasileiras. Isso significa 9% do total de pessoas empregadas no setor privado com carteira assinada, naquele ano.

Esses termos surgiram nos Estados Unidos para dividir a sociedade e suas organizações.
Em Nova Lima, uma infinidade de áreas são abrangidas pelo 3º setor, que funcionam como um braço do poder público afim de trazer serviços e soluções paras os desafios enfrentados pela comunidade.
A amplitude deste serviço pode ser vista em obras para reforma de uma escola ou hospital, para melhorar a infraestrutura local por meio da pavimentação de rua, conserto de ponte; também pode ser utilizado para compra de equipamentos, como aparelhos para unidades de saúde ou na manutenção de programas governamentais ou sociais.
Entender o funcionamento dessa ferramenta é essencial para que a sociedade se aproprie dos direitos relacionados ao tema.
Uma das ferramentas que o Estado possui para isto, são as emendas parlamentares, que os legisladores brasileiros têm à disposição para direcionar recursos do orçamento público, por meio de emendas parlamentares, inclusive para o fortalecimento do 3⁰ setor, por exemplo.
Conforme determina o § 9º do art. 166 da Constituição Federal incluído pela Emenda Constitucional 86, as emendas individuais inseridas pelos parlamentares ao Projeto de Lei Orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% da Receita Corrente Liquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que 0,6% ou seja, metade deste valor deverá ser destinado pelos parlamentares a ações e serviços públicos.
O advogado Wesley de Jesus, é um apoiador do 3º setor, com um histórico de trabalho sociais, como jurista já atuou em causas que visam o fortalecimento destes grupos.
Ver essa foto no Instagram
“Trazer as pessoas para dentro das organizações, partindo de uma perspectiva de inclusão social é necessário. Porém, isto só será realidade em Nova Lima com um ecossistema forte, que permita que estas pessoas tenham condições de atuar nestas frentes.” Diz o advogado.
Para Wesley, o 3º setor é sobre pessoas da sociedade civil que ajudam, mas não podem ficar à margem do apoio estatal e privado. “Por isso atuo com toda experiencia que adquiri, para ajudar que estes grupos se estabeleçam em Nova Lima.” Conclui o advogado.
Por Gisele Maia
Foto: Ilustrativa
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário