Nova Lima começa vacinação contra dengue neste sábado; veja onde se vacinar
A luta contra a dengue ganhou um reforço importante em Nova Lima. A partir deste sábado (17), a cidade inici ...
Projeto de lei apresentado na Câmara de Nova Lima nesta terça-feira (3) propõe a criação do Centro de Atenção à Saúde do Servidor da Saúde (CASS), com base em diagnóstico obtido a partir de visitas técnicas às unidades da rede municipal.
A proposta é do vereador Gliverson Marques e institui o CASS como política pública voltada à saúde ocupacional dos servidores da área da saúde. O projeto tem como fundamento um processo de escuta ativa realizado ao longo do último ano, envolvendo profissionais de diferentes categorias da rede municipal.
O diagnóstico identificado aponta para um cenário recorrente de sobrecarga física e emocional, adoecimento mental e ausência de políticas estruturadas de cuidado voltadas especificamente ao servidor da saúde. A partir disso, o projeto propõe a criação de um centro especializado para atendimento contínuo desses profissionais.
Entre as atribuições do CASS estão ações de promoção do bem-estar, prevenção de doenças ocupacionais, monitoramento epidemiológico da saúde dos servidores, programas de reabilitação e reintegração ao trabalho, além de capacitações e políticas de melhoria das condições laborais. O texto autoriza a formação de equipe multiprofissional e a celebração de parcerias com universidades e instituições públicas e privadas, cabendo ao Executivo a regulamentação e a execução orçamentária.
Por Gisele Maia
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário