
Na noite de quarta-feira (17), uma moradora da região do Bicame, no Centro de Nova Lima, foi surpreendida ao encontrar um veado em sua casa
Em conversa com o Jornal Minas, Carla relatou que o vigia ligou para ela e sua filha Bruna, informando que havia visto “o cachorro pegar um veadinho”. Ao chegarem ao local, perceberam que o veado, aparentemente um filhote, estava ferido após ser atacado pelo cachorro. Elas prontamente colocaram o animal ferido no carro e saíram em busca de atendimento, enfrentando dificuldades devido ao horário noturno e à recusa de clínicas veterinárias em aceitar animais silvestres. Apesar de entrarem em contato com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, ambas as instituições informaram que não realizam esse tipo de resgate, conforme relatou a moradora.
Finalmente, conseguiram atendimento para o veado ferido na clínica veterinária OuroVet, em Nova Lima, que possui especialista em animais silvestres e prontamente acolheram e medicaram o animal.
Ao Jornal Minas, o secretário de meio ambiente de Nova Lima, Gabriel Coutinho, informou que a responsabilidade sobre a fauna silvestre é dos órgãos federais. No entanto, afirmou que darão todo apoio técnico para encaminhar o veado ferido corretamente ao seu habitat natural dentro da legislação.
Sobre veados
Constituem uma família de animais ungulados artiodáctilos e ruminantes, como a corça, o alce e o caribu. Esses animais estão distribuídos por todos os continentes, exceto Austrália e Antártida.
Em caso de encontro com um animal silvestre
Entrar em contato com a Polícia Ambiental. Não é recomendado manusear animais silvestres, a menos que não representem risco. Evite acariciar, brincar, oferecer comida ou água, e nunca tente tratar feridas ou machucados. Manter e cuidar de animais da fauna silvestre nativa brasileira sem licença dos órgãos federais ou estaduais de meio ambiente é ilegal e constitui crime previsto em lei.
Por Gisele Maia
Foto: Redes sociais
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário