14/dez

Irmão do prefeito ofende vereadores durante plenária em Sabará

Reunião extraordinária da Câmara Municipal de Sabará foi convocada para ontem, segunda (13/12), para apresentar projetos de lei do executivo enviados em caráter de urgência.

Os projetos foram pautados pela presidência da casa e algumas discussões causaram um embate acirrado por parte dos vereadores da base do prefeito Wander Borges com os vereadores Thiago Rodrigues e Bulim Guerra.

Dois projetos causaram maior alvoroço, o PL 046/2021 que autoriza o Prefeito Wander Borges a contratar operação de empréstimo de 6 milhões e 900 mil reais e a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal que estabelece regras ao sistema previdenciário n° 057/2021.

Tanto o vereador Thiago Rodrigues quanto o vereador Bulim Guerra votaram não para o Projeto que autoriza o prefeito a contrair empréstimo de R$ 6 mi e 900 mil.

Ao declarar seu voto, Thiago disse que: “o prefeito não conversa com a população, não dá transparência e por isso vou contra o projeto porque o prefeito não especifica onde serão aplicados esses recursos”.

O vereador Bulim argumentou: “Não me sinto confortável para votar esse projeto, por isso sou contra”.

O projeto foi aprovado pela maioria e teve dois votos contrários apenas.

Ofensa gratuita

Após a declaração de voto de Thiago e Bulim, vereadores da base do prefeito defenderam o empréstimo e criticaram a postura dos vereadores de oposição.

Em sua fala, o vereador William Borges, que é irmão do prefeito e base do Governo chegou a dizer que: “Só sendo muito retardado para votar contra o projeto”.

Após ser interpelado pelo vereador Thiago que pediu respeito, William se retratou e pediu desculpas aos colegas vereadores pelo uso da palavra.

Capacitismo 

Usar xingamentos capacitistas nunca é legal. Não é legal em propaganda, não é legal quando nos referimos à pessoas ou coisas. Não é legal chamar alguém dessas coisas. A palavra “retardado” no sentido popular é utilizada para ofender, para alcunhar alguém como idiota e imbecil. Outros sinônimos: estúpidos, babaca, atrasado, otário, ignorante, nulo. O uso da palavra é sempre pejorativo e com a intenção de ofender. A palavra “retardado” é ligada a uma concepção médica antiga, ultrapassada e incompatível com o atual estágio acerca dos conhecimentos científicos sobre as deficiências intelectuais.

Muitos podem pensar que a restrição ao uso da palavra “retardado”, tão combatida pelas pessoas ligadas à síndrome de Down e outras deficiências, é uma espécie de “mimimi”, de reclamação sem sentido. Não é, todavia, uma queixa sem sentido. A restrição ao uso da palavra ofensiva interfere em aspectos culturais, no preconceito que se arraigou por séculos na sociedade. Hoje é combatida com veemência na sociedade ocidental, porque sabe-se que uma sociedade negativa e preconceituosa causa muito mais danos ao indivíduo do que qualquer condição médica ou alteração genética.

SabaraPrev

A PELO 057/2021, que prevê adequação do sistema previdenciário RPPS a Emenda Constitucional nº 103/2019, também foi aprovada em primeiro turno. O projeto de emenda a Lei Orgânica visa modificar o artigo 98 e cria acréscimos a LOM/SABARÁ.

O presidente da Câmara Municipal de Sabará, o vereador José Roberto Fernandes (Roberto do Bar), explicou que o projeto estava sendo votado em primeiro turno, e que nesta terça-feira (14/12) a Câmara Municipal receberá a presença do Dr. Diego que dará mais esclarecimentos e que os parlamentares terão até dia 23/12 para estudarem sobre a matéria.

Por Luis Fernando

O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

  1. Saulo Roberto Lacerda disse:

    Acho que divergências políticas tem que ser respeitadas e chegar ao denominador comum e o bem das sociedade, eu como cidadão e eleitor fico decepcionado com políticos seja ele municípial, estadual e federal que não respeita o regimento interno a as mínimas condutas de boa convivências. Lamentável. LIKONEWS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas