23/jan

Leão e Galo, o clássico mais antigo do estado chega aos 110 anos de história

O Campeonato Mineiro começa dia 25 de janeiro, na próxima terça-feira, com o jogo entre Caldense e América, em Poços de Caldas. Mas o charme fica para o duelo mais antigo de Minas Gerais, Atlético e Villa Nova, na quarta-feira, dia 26, em Nova Lima.

Ao todo são 240 jogos entre o Galo e o Leão, que se enfrentam desde 14 de julho de 1912. O Atlético leva grande vantagem com 145 vitórias contra 44 do Villa. Apesar de histórico, conhecido como o Clássico da Bengala, pela batalha judicial na década de 30, com a construção do Mineirão.

No pontapé inicial da rivalidade, em 1912, o Galo aplicou uma goleada no Villa. O jogo, um amistoso em homenagem ao aniversário de Bueno Brandão, então presidente de Minas Gerais, terminou 5 a 1, com quatro gols de Meirelles e um de Morgan. O Villa marcou com Trevice. A partida foi disputada no antigo campo do Atlético, localizado na avenida Paraopeba, atual Augusto de Lima, onde hoje se encontra o Minascentro.

Apesar de tanta tradição e com uma partida entre os dois pela Série A do Campeonato Brasileiro, em 1978, o Leão do Bonfim não conseguiu mais incomodar o Atlético, conseguindo vitórias esporádicas ao longo das últimas décadas. Nos últimos 16 jogos, foram 14 vitórias do Galo e apenas duas do Leão do Bonfim, a última em 2018, por 1 a 0, em Nova Lima.

No último duelo, em 2020, o Galo foi a Nova Lima e derrotou o Leão por 3 a 1, no Estádio Castor Cifuentes, com gols de Di Santo, Savarino e Guilherme Arana; Zé Eduardo descontou para o alvirrubro.

Atualmente, os dois times vivem cenários distintos. Com o comando de Antonio Mohamed, o Galo busca o tricampeonato estadual seguido, algo que nenhum time conseguiu neste século. Já o Villa, retorna a primeira divisão e busca se classificar para a quarta divisão nacional.

Por Redação ENM

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas